ES envia estações móveis de tratamento de água para ajudar vítimas da chuva no RS

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para ES envia estações móveis de tratamento de água para ajudar vítimas da chuva no RS
As estações de tratamento de água cedidas pelo ES vão filtrar, cada uma, 1.500 litros de água por hora para as vítimas da chuva no RS terem água potável para beber. - Foto: Governo do Estado do Espírito Santo.

A corrente do bem segue! Dessa vez, o governo do Espírito Santo (ES) enviou três estações portáteis de tratamento de água para ajudar as vítimas da chuva no Rio Grande do Sul (RS) a terem água potável para beber.

Cada uma das máquinas tem capacidade para filtrar 1500 litros de água por hora e pode ajudar a combater a escassez de água na região. E o equipamento já está sendo usado por lá para matar a sede e evitar doenças.

O material foi enviado junto com um efetivo de 15 homens do corpo de bombeiros, que se juntam a uma equipe capixaba de 11 militares e dois cães, que já estavam atuando no resgate.

Estações de água

Em meia à cheia, o Rio Grande do Sul sofre com a falta d’água. Nesse sentido, milhares de doações do Brasil inteiro chegam para ajudar o desabastecimento nas cidades atingidas.

O governo do Espírito Santo enviou as estações que transformam água imprópria em água potável, para consumo humano.

A capacidade de filtragem é grande e cada uma delas é capaz de filtrar 1.500 litros de água por hora. Estima-se que, em média, um adulto precise beber 2 litros de água por dia.

No Rio Grande do Sul, 750 mil pessoas estão sem abastecimento de água.

Como funciona

As estações funcionam retirando a água de cursos de água corrente, como rios e córregos, por meio de um sistema de captação. Elas podem operar ininterruptamente, ou seja, pelo tempo que for necessário.

A água passa por filtros equipados com uma membrana que filtra bactérias, tornando a água totalmente própria para o consumo humano.

É preciso que a água que passará pelo processo de filtragem seja corrente, uma vez que a água parada pode estar contaminada pela decomposição de matéria orgânica.

Bombeiros capixabas

A segunda equipe de bombeiros capixaba se juntou à primeira e agora são 22 militares e duas cadelas do Centro Especializado De Resposta a Desastres (Cerd) do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

O primeiro grupo chegou no último domingo, e, desde então, os bombeiros capixabas resgataram 225 pessoas e 51 animais.

As cadelas Brisa e Fênix atuam ajudando na identificação de vítimas soterradas. Quando encontram algo suspeito, os cães latem e indicam para o militar que alguém está no local.

Leia mais notícia boa

Sua ajuda faz a diferença

Você também pode ajudar, assim como fez o governo do Espírito Santo. Vamos juntos nessa corrente do bem?

Nós do Só Notícia Boa e do Só Vaquinha Boa, juntamente do servidor público Kaká D’Ávila, também entramos na missão de enviar cestas básicas para as milhares de famílias desabrigadas.

Já entregamos mais de 5 toneladas de roupas, alimentos e água, para aqueles que mais necessitam. O Rio Grande do Sul precisa de todos nós!

Você pode enviar sua contribuição pelo PIX:

ajudars@sovaquinha.com.br

ou se preferir ajudar de outras formas, acesse aqui o link da vaquinha.

São 16 bombeiros capixabas atuando nos resgates as vítimas no Rio Grande do Sul. Foto: Governo do Espírito Santo.

São 16 bombeiros capixabas atuando nos resgates as vítimas no Rio Grande do Sul. Foto: Governo do Espírito Santo.

O Espírito Santo também enviou duas cadelas para ajudar a encontrar vítimas soterradas. Foto: Governo do Espírito Santo.

O Espírito Santo também enviou duas cadelas para ajudar a encontrar vítimas soterradas. Foto: Governo do Espírito Santo.