Ítalo Ferreira é campeão em Teahupoo, após ajudar em resgates no RS

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Ítalo Ferreira é campeão em Teahupoo, após ajudar em resgates no RS
O surfista brasileiro Italo Ferreira, campeão em Teahupoo, ergue o troféu após 3 anos de jejum. Foto: WSL/Sloane

O surfista brasileiro Italo Ferreira, ganhou em Teahupoo o troféu de campeão do Tahiti Pro 2024, neste sábado, 1º de junho.

Um título inédito e merecido, na Polinésia Francesa, veio depois de o surfista ter ajudado tanta gente nas enchentes do RS, que começaram no final de abril e até hoje mataram 169 pessoas, deixaram 44 desaparecidas, 806 pessoas feridas e 626 mil fora de casa.

Ítalo Ferreira derrotou John John Florence na decisão da etapa. Com isso, conquistou 10.000 pontos no ranking e agora é o quinto colocado na lista dos melhores da temporada no ranking mundial.

Fim do jejum

Com a vitória, o surfista do Rio Grande do Norte encerra um jejum de três anos em etapas da WSL. Claro que ele vibrou com título no Taiti:

“Eu estava esperando muito por esse momento. Era uma vitória assim que buscava. Perdi esse evento no ano passado por causa de uma contusão, mas finalmente consegui vencer aqui e fico realmente muito feliz. Quero agradecer a Deus, minha família e amigos”, afirmou Italo, em entrevista à WSL Brasil.

E ele falou da importância dessa vitória:

“A decisão de Teahupoo foi muito especial, porque o John John é uma inspiração para mim. Foi uma grande bateria”, afirmou.

Salto mortal

Depois de enfrentar ondas de proporções épicas, o brasileiro comemorou com um salto mortal, a mesma acrobacia que tinha feito quando conquistou o ouro olímpico.

Quando saiu do pódio, Italo ganhou abraço do amigo Gabriel Medina e retribuiu agradecendo: “Obrigado por puxar a gente. Eu ficava só assistindo (e pensando): “esse cara é muito bom”, afirmou.

Italo não vencia uma competição de elite do surfe desde as Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

Se mantiver no top-5, o brasileiro estará classificado para as finais da WSL, que serão disputadas em Trestles, de 6 e 14 de setembro.

Leia mais notícia boa

Próximo circuito

A próxima janela do circuito da WSL começará esta semana, na quinta-feira (6), em Punta Roca, El Salvador.

Será a antepenúltima etapa da temporada regular e isso aumenta a expectativa para os resultados dos brasileiros.

Italo, Medina e Yago Dora buscam vagas em Trestles, uma zona de surfe situada em San Clemente, Califórnia, Estados Unidos.

Olha a onda que Italo, o brabo, enfrentou:

Agora o abraço que Italo ganhou do amigo Medina:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by World Surf League Brasil (@wslbrasil)

Com informações da WSL Brasil e GE