Nova raça de gatinhos grisalhos é identificada na Europa: salmiak
Essa nova raça de gatinhos grisalhos e fofos foi descoberta por cientistas na Finlândia e está sendo chamada de salmiak. E eles não têm pelos brancos nas pontas porque são idosos. O motivo é outro.
Os pesquisadores começaram a perceber essa mutação genética em 2007 e passaram a estudar esse “padrão estranho” de pelagem, que começa preta e fica mais branca nas pontas.
O resultado foi o publicado na revista Animal Genetics. Devido a pelagem ser distinta e marcante, muitas pessoas adotaram esses gatos e eles se tornaram animais domésticos.
Motivo do nome
Os cientistas chamaram o padrão de pelagem de salmiak, em homenagem a um tipo de “alcaçuz salgado”, um confeito salgado e doce ao mesmo tempo que é popular na Finlândia, Bélgica e Alemanha.
Isso remete ao pelo dessa nova raça de gato, como se ele tivesse mexido um pote de açúcar refinado, ou sal e ficasse com o pelo esbranquiçado nas pontas.
O padrão salmiak de pêlos brancos é mais fácil de ser encontrado em gatos pretos, mas também pode aparecer em gatos com outras cores de pelo, como em gatos malhados marrons.
Testes de DNA
Os pesquisadores fizeram testes de DNA para entender mais sobre a genética desses gatos da cor salmiak.
Eles recolheram amostras de sangue de cinco desses gatos, com permissão dos tutores, através de um biobanco na Universidade de Helsínquia.
Eles testaram quatro dos gatos em busca de genes conhecidos que afetam a cor do pelo.
Os testes mostraram que esses gatos tinham genes típicos para cores e nenhum gene para pelo branco.
Os pesquisadores sequenciaram todo o genoma de dois dos gatos e analisaram todo o seu DNA para descobrir o motivo das alterações.
Eles encontraram um pedaço faltante de DNA, perto de um gene chamado KIT, que poderia ser responsável pela cor única do pelo do salmiak.
Leia mais notícia boa
- Gatinho frajola triste, que foi rejeitado e chorou em feira de adoção, é adotado
- Gato skatista entra para o Guinness como o felino mais rápido do mundo; incrível!
- Gatinho que ia para universidade se forma e ganha título de doutor em cochilo
Mais amostras
Em seguida, os cientistas estudaram a genética de 180 gatos finlandeses, alguns com pelagem cor de salmiak e outros sem.
Eles usaram ferramentas específicas para verificar se os gatos tinham uma variante genética específica que descobriram, chamada “wsal”, ligada à cor do pelo do salmiak. Aí descobriram que esta variante combinava perfeitamente com o padrão de pele do salmiak.
Três gatos salmiak adicionais, que não tiveram todo o seu genoma sequenciado, também tinham esta variante, informou o estudo.
Em gatos sem pêlo de salmiak, três carregavam uma cópia da variante sem apresentar o padrão de salmiak, enquanto o restante não possuía cópias da variante.
Isso indica que são necessárias duas cópias da variante wsal para que a pele salmiak se manifeste.
Os cientistas descobriram que esta variante não estava presente em outros padrões de pelagem incomuns de gatos na Roménia e no Reino Unido.
E concluíram que encontraram a razão para este padrão de pelagem distinto, dos gatinhos grisalhos dessa nova raça chamada de salmiak.
Não são lindos? Veja outras fotos:
Com informações da News Week