Os brasileiros estão com tudo e recentemente, quebraram 9 recordes e entraram para o Guinness World Records. O mais recente foi o do maratonista Hugo Farias, que correu 366 maratonas em 366 dias.
Entrar para o Guinness é uma forma de colocar o nome na história. As conquistas são atestadas por uma comissão internacional e o nome sai no livro atualizado anualmente em edição física.
Além de Hugo, a vaca Viatina-19 FIV Mara, do interior de São Paulo, também entrou para o livro. Leiloada por R$ 21 milhões de reais em julho, Viatina foi considerada a vaca mais cara do mundo. Veja outros recordes brasileiros abaixo!
Maratonista de pernas cheias
O reconhecimento de Hugo é resultado do Projeto Propósito, que previa que ele corresse um percurso de 42 quilômetros de 195 metros todos os dias do ano. Já cansei só de escrever!
“Eu fico feliz com o reconhecimento do Guinness sobre o projeto, apesar de não ser o objetivo principal. O projeto era sobre inspirar pessoas, mostrar que as pessoas comuns são capazes de fazer coisas incríveis. Agora, o sentimento é de felicidade. Feliz com o reconhecimento e (espero) que possa inspirar outras pessoas a buscarem seus recordes”, disse.
Leia mais notícia boa
- Maratonista brasileiro bate recorde mundial e entra para Guinness após 366 corridas consecutivas
- Gato skatista entra para o Guinness como o felino mais rápido do mundo; incrível!
- Idosa brasileira faz 119 anos e pode entrar para o Guinness, livro dos recordes
Recorde no carnaval
O carnaval no Brasil é coisa séria e a gente aproveitou a oportunidade para escrever o nome no livro dos recordes.
Em fevereiro, durante os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, o SESC RJ transformou o problema em uma baita oportunidade: o recorde de reciclagem de latas de alumínio em cinco dias.
Ao todo, foram 8.825,60 kg retirados de circulação durante os desfiles. Com isso, o SESC ganhou o título de maior número de latas de alumínio coletadas em uma semana.
Partiu kitesurf?
Outro recorde brasileiro foi o do maior número de pessoas fazendo kitesurf remoto por 5 km em um mês.
O voo, que fechou a conquista, foi na Praia de Cumbuco, no estado do Ceará. A campanha Kite for the Ocean ocorreu em 14 países ao mesmo tempo.
No total, mais de 711 kitesurfistas de 34 nacionalidades estavam conectados por algum tipo de dispositivo online.
Vaca mais cara, deslizamento de caneca e mais
E os brasileiros seguem fazendo bonito. Veja abaixo outros recordes recém atingidos pelo país!
- Vaca de ouro: quando o leiloeiro bateu o martelo e Viatina-19 FIV Mara foi vendida por R$ 21 milhões no interior de São Paulo, o Brasil escrevia o nome no Guinness. O animal foi arrematado por criadores da Casa Branca Agropastoril, Agropecuária Napemo e Nelore HRO. O preço da vaca é explicado pela sua genética, considerada uma das melhores do mundo.
- Recorde de caneca por acaso: durante um evento em São Paulo, a cervejaria Spaten deu a oportunidade aos clientes de bater o recorde mundial de mais longo deslizamento de caneca. Com transmissão ao vivo pela televisão, Ricardo Silveira Scroback deslizou a caneca por 7,518 metros. O homem contou à mídia que não tinha nenhuma pretensão e foi ao evento apenas para se divertir.
- Conferência jurídica: organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o evento lotou a Expominas e bateu o recorde de maior participação em uma conferência jurídica em uma semana. Ao todo, foram 21.960 participantes! O recorde é o segundo da OAB, que em 2021 bateu o recorde de maior conferência digital, com 115 mil inscritos.
- Moldes dentários: a dentista Rosemeire Aparecida Marques, que mora em Santos, também entrou para o Guinness. Durante 30 anos de profissão, ela juntou 3.659 moldes dentários de pacientes. Em outubro do ano passado ela teve a coleção reconhecida como a maior do mundo.
- Sanduíches enormes: em 2023, durante o aniversário de São Paulo, a Perdigão colocou 1.180 sanduíches de mortadela enfileirados, conseguindo o título da mais longa fila de sanduíches de metro.
- Maior mural de fotos instantâneas: em 22 de janeiro, a Nestlé preparou a campanha “Nestlé faz bem para você”. Ao passar no local, você tirava uma foto instantânea e colava um mural, que garantia a participação em um sorteio com prêmios. As 5.795 imagens coladas se estenderam por 9 painéis, tomando boa parte de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
Como entrar para o Guinness?
Se você quer tentar entrar para o Guinness, veja o passo a passo abaixo:
- Primeiro acesse o site do livro e veja o que pode ou não se tornar recorde;
- Depois, registre-se no banco de dados de recordes;
- Agora, encontre o recorde que você quer tentar, ele terá um botão para “inscrever-se agora”;
- Depois, preencha o formulário e aguarde o livro entrar em contato. Esse período pode demorar até 12 semanas.