As temperaturas caíram este mês e o friozinho, mesmo que agradável, precisa de atenção. Nesse momento é importante traçar estratégias para se proteger de doenças respiratórias, que aumentam muito no inverno.
Primeiro de tudo, nos dias mais gelados, é indicado evitar espaços fechados. Apesar da multidão ajudar a esquentar do frio, espaços sem ventilação e cheios ajudam na propagação das doenças virais, como a gripe.
Além disso, estar com as vacinas recomendadas por especialistas em dia também é muito importante, lembre-se elas salvam vidas. Então se você ainda não tomou, é importante se imunizar contra a gripe e a pneumocócica! Então bota o casaquinho, prepara um chá quente e vem aprender como se proteger das doenças respiratórias.
Doenças respiratórios e o frio
Você sabe por que as doenças respiratórias aumentam durante a chegada do outono e do inverno?
A resposta está na baixa umidade relativa do ar e o tempo seco. Ambos contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes.
Além disso, durante o inverno, a imunidade das pessoas cai por conta do clima. Isso, somada a aglomeração em ambientes fechados, se torna o cenário perfeito para o aumento das infecções virais.
“Se você já tem rinite e espirra diariamente, é importante estar atento a sintomas adicionais, como febre, dor de cabeça e no corpo, secreção nasal colorida e tosse”, explica a imunologista e pneumologista Larissa Cau Carlet.
Vacinas em dia
Segundo Larissa, é muito importante estar em dia com as vacinas recomendadas.
A vacina a contra a gripe (influenza) e a vacina pneumocócica, que protege contra complicações relacionadas a pneumonias bacterianas, são as duas mais importantes.
“A vacina contra a gripe (influenza) é recomendada para as pessoas que têm mais de seis meses, e com exceção daqueles que têm contra indicações médicas específicas”, explica.
Cuidado com a exposição
É importante também, principalmente para aqueles que são alérgicos, evitar exposição à poeira, mofo, pelos de animais e mais.
Isso pode prevenir crises no inverno, que tendem a ser mais frequentes.
Caso precise estar em ambientes que afetam as alergias que você tem, vale usar máscaras e evitar passar a mão em locais sujos e empoeirados.
Leia mais notícia boa
- Brasil antecipa vacinação contra gripe após aumento na circulação de vírus respiratórios
- Anvisa autoriza registro de vacina contra bronquiolite em bebês; gestantes vão tomar
- Tempo esfriou? Veja como proteger os pets no inverno
Mantenha a casa limpa e ventilada
Sempre mantenha a casa limpa e não deixe acúmulo de poeira no ambiente.
Além disso, é importante deixar todo o espaço bem ventilado, principalmente se você for usar roupas de cama e agasalhos guardados há muito tempo.
O ideal é ter uma frequência para retirar a poeira e toda a sujeira que aumenta o risco de alergias e doenças de inverno.
Adote um estilo saudável
Deixar a imunidade alta e fortalecida também é muito importante nesse período.
Para isso, Larissa indica adotar um estilo de vida mais saudável, “como dieta balanceada, exercícios regulares, sono adequado e redução do estresse”, explica a médica.
Evite também adotar uma dieta sem ajuda de um profissional. Na dúvida, procure um nutricionista da sua confiança.
Chás para imunidade
Fortalecer a imunidade do corpo não é tão difícil, uma mudança nos hábitos diários já é o suficiente para você começar a sentir a diferença.
Os chás antioxidantes são ótimos para ajudar nessa caminhada, mas é válido lembrar que eles não entram como substitutos dos litros de água diários, ok?
Veja abaixo alguns chás que podem aumentar a imunidade:
- Chá verde;
- Chá de Hibisco;
- Chá de romã;
- Chá de gengibre;
- Chá de cúrcuma;
- e chá de maçã com canela.
Com informações de Portal Edicase.