Google escolhe Brasil para testar “Modo Ladrão” contra roubo de celular; veja como ativar
É uma vergonha, mas necessário. O Google escolheu o Brasil como 1º país para testar o “Modo Ladrão” em celulares Android.
O novo recurso estará disponível a partir de julho e foi inspirado nas “gangues da bicicleta”, que tomam smartphones de pedestres desatentos em grandes capitais brasileiras.
O “modo ladrão bloqueia a tela do celular assim que identifica que ele foi arrancado da mão do usuário de forma abrupta.
Como identifica o roubo
O lançamento do sistema no Brasil foi confirmado nesta terça, 11, no Google For Brasil 2024, evento que anuncia as novidades da empresa para o mercado.
A empresa explicou que o celular identifica o roubo usando inteligência artificial (IA). Ele tem um acelerômetro, sensor que mede vibração e aceleração, por isso, quando o ladrão puxa o aparelho da mão do usuário, o dispositivo bloqueia a tela.
Aí ele só poderá ser ativado novamente com a senha.
Bloqueia ao identificar a fuga
De acordo com o Google, tecnologia consegue identificar o ladrão que fugir a pé, de moto, de carro e de bicicleta.
E ele ainda manda um aviso na tela: “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados”.
“A gente vem conversando recorrentemente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esperamos que o lançamento apresentado hoje possa contribuir para manter as pessoas mais seguranças”, disse Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil”.
Leia mais notícia boa
- Vivo, Tim e Claro entram no Celular Seguro; bloqueia linhas de aparelhos roubados
- Google disponibiliza app que localiza celulares perdidos até se estiverem desligados
- Como proteger o Wi-Fi do seu celular contra invasões de criminosos
Como ativar o bloqueio
Para fazer o “modo ladrão” funcionar, basta o usuário ativar o bloqueio de detecção de roubo nas configurações do aparelho.
Depois e habilitado, pode acontecer de o dispositivo identificar um movimento abrupto por engano e bloquear a tela, mas aí é só o dono do aparelho “concluir um rápido desafio de segurança” que ele desbloqueia.
“A medida visa dar mais tempo para que o usuário recupere os detalhes da sua conta e acesse opções mais robustas no Encontre Meu Dispositivo – como a localização do aparelho ou a exclusão de todo seu conteúdo”, explicou o Google.
“Bloqueio de dispositivo offline”
Outra novidade anunciada no evento foi o “Bloqueio de dispositivo offline”.
Como diz o nome, ele bloqueia a tela do smartphone automaticamente caso o aparelho fique por muito tempo sem acesso à internet.
Isso poderá evitar que criminosos tentem desconectar o smatphone da internet para que ele não seja localizado.
Quando começa
A novidade do “modo ladrão” entra em fase de testes no Brasil a partir de julho.
Inicialmente, apenas alguns usuários que tiverem smartphone rodando Android 10 ou superior, terão acesso ao serviço.