Só Notícia Boa
Comercial
Professora de Ioga de 101 anos recebe prêmio na Índia; a mais velha em atividade
15 de junho de 2024
- Renata Dias
Charlotte Chopin, a professora de Ioga de 101 anos, recebe prêmio como a mais idosa do mundo a ensinar a prática. - Foto: India Today
Charlotte Chopin, a professora de Ioga de 101 anos, recebe prêmio como a mais idosa do mundo a ensinar a prática. - Foto: India Today

Desafiando as dificuldades impostas pela idade, esta professora de Ioga de 101 anos recebeu o prêmio Padma Awards 2024 por ser a mais idosa em atividade no mundo.

Sorridente e vestida à tradição indiana, a professora foi reconhecida pela presidente da Índia, Draupadi Murmu,  por seus esforços na divulgação da prática milenar.

A idosa francesa começou a praticar Ioga aos 62 anos, incentivada por uma mestra que viu nela talento. Depois de quase cinco décadas, a professora atribui sua vitalidade à ioga e aos benefícios que ela traz. “Alguns já vêm há muito tempo! Se você quer preservar sua juventude, sabe o que tem que fazer, né? Ioga”, ensina.

Comercial

A professora centenária

Disciplinada, a professora dá aulas três vezes por semana e cobra apenas 5 euros, o equivalente a R$ 28, tem 20 alunos.

Ela se tornou conhecida entre os praticantes de Ioga por sua visão de vida. Além das aulas, ela ama filosofia, jardinagem, palavras cruzadas e um joguinho de baralho.

Quando perguntam para a idosa como vê o mundo atual do alto dos seus 101 anos, a professora responde: “Acho que não haveria guerra se todos fizessem Ioga”.

Na Índia, a prática é muito respeitada, o prêmio concedido à professora francesa está entre os mais importantes do país.

Leia mais notícia boa

Yoga ou Ioga

A palavra “yoga” tem origem oriental. vem do sânscrito e significa “unir, integrar”.

A prática tem como principal objetivo unir corpo, mente e alma para melhorar o bem-estar físico e mental que entra em equilíbrio por meio de meditações, técnicas de respiração e posturas.

É uma filosofia e atividade que existe há mais de 5 mil anos.

Redes sociais  

Nas redes sociais, os internautas elogiaram a professora e a dedicação dela à Ioga.

Uma internauta se derreteu para a professora: “Nunca soube que tínhamos tais jóias em nossa nação”.

“Isso é muito bom. 100 anos e capaz de andar corretamente. É por causa da ioga”, afirmou outro.

E uma outra destacou a importância da idosa ser tão dedicada à prática. “Poder do Ioga misturado com ‘poder da mulher’”, disse.

 

 

Professora de 101 anos é premiada como a mais idosa em atividade. Foto: India Today
Charlotte Chopin, a professora de Ioga de 101 anos, recebe prêmio como a mais idosa do mundo a ensinar a prática. Foto: India Today

Fonte India Today e CNBCTV India

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas