Identificados os ossos fossilizados de uma nova espécie de dinossauro voador na Austrália. Com as asas abertas, o Ornithocheiromorpha chegava a 4,6 metros. O animal era conhecido por ser um grande predador de peixes e causava temor, viveu há 100 milhões de anos.
Esta nova espécie também pode ter vivido no Brasil, segundo os especialistas. O Ornithocheiromorpha pertencia a um grupo de pterossauros, que teria vivido ainda no Reino Unido, no Marrocos, na China, na Espanha e nos Estados Unidos.
“A preparação cuidadosa do Sr. Petersen forneceu os restos mortais do espécime mais completo de um [Ornithocheiromorph] , e de qualquer pterossauro, descoberto na Austrália até hoje”, afirmou Adele Pentland, que liderou a pesquisa na Curtin University, na Austrália.
Quem descobriu
A descoberta da nova espécie ocorreu há dois anos, em Queensland, mas apenas agora foi revelada publicamente.
O dinossauro voador foi batizado de Haliskia peterseni, o “ fantasma do mar de Peterson”, e ficará exposto ao lado de outros fósseis marinhos, no Museu Kronosaurus Korner em Queensland.
A descoberta dos ossos fossilizadas foi de Kevin Petersen, que faz escavação pública perto da cidade de Richmond. Especialistas no tema, ele viu os ossos e, imediatamente percebeu que se tratava de um pterossauro – espécie de dinossauro voador.
A equipe de pesquisa liderada por Adele Pentland analisou os ossos e identificou o animal pré-histórico a partir do formato do crânio, disposição dos dentes e formato do úmero.
Leia mais notícia boa
- Homem acha esqueleto de dinossauro raro e pode ganhar 6 milhões de dólares
- Dinossauro que viveu na Bahia é batizado como Tieta
- Pegadas de dinossauros e pinturas de 145 milhões de anos são encontradas na Paraíba
Dinossauro voador
A especialista disse que essa espécie de dinossauro voador ganhou o nome de “pelicanos demoníacos” porque tinha uma boca imensa. Quando aberta conseguia capturar muitos peixes de uma só vez.
Completa, a nova espécie tem 43 dentes, vértebras, costelas, ossos de ambas as asas e parte de uma perna.
Os estudos mostram que o dinossauro voador tinha ossos muito finos na garganta e uma língua musculosa, que auxiliava na alimentação.
Veja como ele teria sido:
Com informações do Goodnewsnetwork