Um menino de 2 anos dá uma lição de inclusão na prática ao conversar em Libras com a tia, que é surda. Segundo a mãe, o pequeno se interessou pela língua dos sinais desde cedo e, desde então, não parou mais. Em um vídeo registrado pela família, é possível ver essa interação entre os dois e conquistou as redes sociais.
A mãe do Otávio Uchôa, Edlene disse que, desde cedo, incentiva o filho a aprender Libras. Assim começou a ensiná-lo ainda bem pequenininho. Quando ele tinha um ano e seis meses, aprendeu o primeiro sinal, e rapidamente já conversava com a tia Missilene Uchôa.
“Mais do que dialogar com minha irmã, Otávio será um adulto mais humano, inclusivo”, reagiu a mamãe orgulhosa. “Até hoje, quando vejo ele conversando com a ‘Mimi’, eu choro. É muito lindo.”
Entre amigos
À vontade, o menino aparece no vídeo sentando em frente à mesa “conversando” com a tia surda.
A tia faz perguntas para ele, situações que estão em uma folha de papel, e o menino responde com os sinais. A tia acena positivamente, indicando que o menino responde corretamente.
Otávio não hesita em responder nem parece ter dúvidas sobre como reagir. É incrível.
Nas redes sociais, a desenvoltura é elogia, segundo a mãe.
“Quando posto eu recebo uma chuva de mensagens. Muitas pessoas elogiando e vibrando com a fofura dele. O último vídeo então, nem se fala. Ele aprendendo com minha irmã é a coisa mais linda do mundo. Meu coração fica quentinho”, disse Edlene.
Leia mais notícia boa
- Brasileira surda defende doutorado em Libras no Rio; Pioneira
- Alunos aprendem Libras e ‘cantam’ Parabéns para coleguinha com Down; Assista
- Bebê ouvinte de 1 ano aprende Libras com a mãe e encanta as redes; Vídeo
Aula de Libras
A família mora em São Francisco de Paula, a 165 quilômetros de Belo Horizonte, e tem pouco mais de 20 mil habitantes. Mas nada disso inibe a determinação da mãe de colaborar para um país mais inclusivo.
“Quando ele fez o primeiro sinal eu estava no salão onde trabalho, não aguentei de emoção e chorei muito. Até hoje, quando vejo ele conversando com a ‘Mimi’, eu choro”, disse a mãe, referindo-se à irmã Missilene, que é surda. “É muito lindo.”
Segundo Edlene, o menino adora conversar em Libras.
“Quando vejo o quanto ele se interessa pela Libras eu me sinto extremamente orgulhosa e muito privilegiada por ter um filho que desde pequeno aprendeu e já sabe a importância da comunicação com os deficientes auditivos.”
Veja como o menino Otávio conversa com a tia Missilene que é surda:
Ver essa foto no Instagram
Informações da G1.