Cavalo leva amor e carinho a pacientes terminais; menos remédios pesados
Um cavalo que “trabalha” como terapeuta e leva amor e carinho a pacientes terminais em um hospital surpreende porque tem conseguido reduzir o uso de remédios pesados. Dr. Peyo, de 15 anos, é o “chefe” da equipe de cavalos que atuam em parceria com os profissionais de saúde no tratamento de pessoas com câncer.
Dr. Peyo é “funcionário” do Hospital de Calais, no norte da França, cidade com pouco mais de 77 mil habitantes. Segundo os profissionais de saúde, a presença do cavalo nos cuidados paliativos diminui a ansiedade, proporciona conforto aos pacientes e diminui a quantidade de remédios. Incrível!
Em 2021, o Só Notícia Boa publicou uma reportagem, mostrando a sensibilidade do Dr. Peyo. De lá para cá, a fama do cavalo só aumentou. Nem mesmo o tempo e a idade pesam sobre o animal que segue firme na sua missão de fazer o bem e levar amor e carinho aos doentes.
Treinamento intenso
Artista, cavaleiro e treinador do Dr. Peyo, Hassen Bouchakour, disse que o cavalo surpreende por ter habilidades raras. Quando ele entra em um local, para e levanta a perna. Apenas esses movimentos simples surtem um efeito incrível sobre os pacientes.
“O que realmente levou os cientistas a se interessarem pelo Peyo foi essa capacidade de reduzir bastante a dosagem de todas as drogas pesadas do paciente e assim permitir uma partida mais tranquila”, afirmou Hassen.
O amor que une o treinador ao cavalo é tão grande que ele se derrete ao falar do animal. “Peyo é minha outra metade, ele é meu parceiro de vida, ele é tudo para mim”, disse Bouchakour.
No vídeo, uma idosa cantarola com cavalo Peyo e um outro. Faz carinho e parece se tranquilizar.
Leia mais notícia boa
- Terapia com cavalos abandonados ajuda crianças e detentos em projeto premiado
- Idosa de 91 anos que sofreu maus tratos anda a cavalo e faz academia: ‘Estou adorando’
- Cavalo Caramelo resgatado em cima de telhado se recupera bem; pode ser adotado!
Bela história de Peyo
Desde 2018, o cavalo Dr. Peyo faz sucesso, quando começou a ajudar na terapia de doentes numa ala pediátrica do hospital na França.
Em 2011, após anos de competições e shows equestres, Hassen e o Peyo entraram no mundo da medicina.
Depois de vários resultados positivos com pacientes, em 2016, cientistas, médicos e veterinários decidiram criar o projeto Les Sabots du Coeur.
Peyo “atende” pelo menos 20 pacientes por mês.
Veja o vídeo em que a paciente, uma idosa, fica tão feliz na presença do cavalo que até canta:
Ver essa foto no Instagram