Voluntários salvam baleia encalhada na praia em SC. Ela voltou ao mar; vídeo
Uma baleia-franca-austral filhote foi encontrada encalhada, na praia da Barra da Ibiraquera, em Imbituba (SC). Houve um esforço coletivo para ajudar o animal e graças a ajuda de voluntários e especialistas ele voltou para o mar.
Com a ajuda profissionais que atuam no Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca (APBF), o filhote aproveitou a maré alta e conseguiu retornar ao habitat natural são e salvo. Os serviços de proteção às baleias estão em alerta porque está em temporada de reprodução da espécie.
O encalhe dessa baleia é registrado como o primeiro da espécie após o início da temporada de migração das baleias-francas em 2024, conforme o ABFP. O protocolo é um é um programa que reúne profissionais que se dedicam a prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados e desenvolver ações coordenadas para diminuir os casos.
Resgaste
Os órgãos responsáveis foram informados da presença do filhote na praia e rapidamente agiram.
Em conjunto, as instituições ambientais responsáveis pelo Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca (APBF) atenderam a ocorrência.
A informação foi divulgada nas redes sociais do Laboratório de Zoonoses da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna, que ajudou no atendimento no local.
Conforme informações da instituição, o caso marca o primeiro registro de encalhe desta espécie após o início da temporada de migração das baleias-francas em 2024.
Leia mais notícia boa
- Profissionais salvam 16 baleias encalhadas no RN; levadas para mar aberto
- 130 baleias encalhadas em praia são resgatadas e salvas na Austrália
- Ingressos para observação de baleias jubarte em Niterói já estão à venda
Baleia-franca-austral
Da espécie Eubalaena australis, o filhote faz parte da família de baleias que já foi alvo de caçadores por causa da camada de gordura corporal e transformação em óleo utilizado na iluminação.
Especialistas afirmam que a prática da caça às baleias francas no estado de Santa Catarina ameaça de extinção a espécie.
O Protocolo de Encalhes da APABF se mantém mobilizado para atender ocorrências, principalmente porque está no começo da temporada reprodutiva das baleias-francas.
Ver essa foto no Instagram