As 4 cidades mais italianas para visitar no Brasil; duas ficam no RS

Se você procura uma culinária deliciosa e um pouquinho da Europa em nosso país, essas 4 cidades italianas no Brasil te ajudam a matar a saudade do velho continente.
O Brasil é uma mistura de povos e culturas e uma delas é a italiana. Os imigrantes de lá começaram a chegar ao Brasil em 1870, fugindo de uma situação vulnerável e buscando melhores oportunidades.
Desde então, várias cidades brasileiras se tornaram verdadeiras atrações turísticas por conta da arquitetura, culinária e tradições europeias. Nova Veneza, em Santa Catarina, é um exemplo. Lá, 95% dos habitantes são descendentes italianos. A arquitetura é incrível e a culinária nem se fala.
Imigração italiana Brasil
O ápice da imigração italiana no Brasil foi entre 1880 e 1930. Depois da unificação do país, a população pobre da Itália começou a apresentar dificuldade de sobreviver.
Nesse contexto, o governo italiano começou a incentivar o movimento. Segundo o Museu da Imigraçaõ de São Paulo, entre 1874 e 1889, vieram para o Brasil mais de 320 mil italianos.
Os grupos iam se estabelecendo e formando verdadeiras colônias, que hoje preservam tradições culturais do velho continente.
Leia mais notícias boa
- Ranking elege as melhores cidades do mundo pra se viver; 29 são brasileiras
- Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança
- Ranking das cidades menos poluídas no Brasil; a sua é uma delas?
Itália no Brasil
A mistura deu tão certo que, hoje, as cidades italianas no Brasil são destinos muito procurados por turistas. Veja abaixo 4 opções incríveis para você conhecer!
- Nova Veneza (SC): Nova Veneza fica localizada no sul do estado de Santa Catarina. Lá, as crianças aprendem o idioma na escola e a cidade guarda herança das 400 famílias da região do Veneto, que desembarcaram em 1891. Em junho, a cidade sempre celebra a Festa da Gastronomia Típica Italiana, evento que atrai uma multidão e é repleto de delícias!
- Antônio Prado (RS): na Serra Gaúcha, fica Antônio Prado, uma cidade fundada em 1886. A região tem 48 imóveis tombados como patrimônio histórico e guarda também o Moinho Francescatto, que surgiu com a família Simioni há mais de 130 anos. Além disso, a cidade é repleta de vinícolas, cervejarias, bares e restaurantes, claro, com muita gastronomia italiana!
- Flores da Cunha (RS): também no Rio Grande do Sul, Flores da Cunha tem 30 mil moradores e é outra cidade que preserva tradições italianas, dialeto vêneto e a arquitetura do Velho Continente. Construída pelos imigrantes por volta de 1877, Flores é o maior município produtor de vinhos do país. Eita que delícia!
- Pedrinhas Paulista (SP): Pedrinhas Paulista tem pouco mais de 3 mil habitantes e é conhecida como “Roma Brasileira”, pois guarda fortes tradições italianas. A arquitetura é marcada por colunas e estátuas e todas as construções são inspiradas no estilo romano.


Com informações de O Tempo.