O “Pix Garantido” é uma nova modalidade do serviço de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central e promete ser uma nova alternativa ao cartão de crédito.
Ainda sem data de lançamento, o serviço está sendo desenvolvido para possibilitar o parcelamento de compras pelos clientes por meio do Pix.
Segundo o Banco Central ao G1, “O Pix Garantido (parcelado é um produto na agenda evolutiva do Pix, porém ainda não foi lançado e não há previsão de lançamento. Nada impede que os bancos, desde já, ofereçam crédito e a possibilidade de pagamento em parcelas com o Pix ao seus clientes”.
Regras diferentes
Apesar da funcionalidade ser parecida, as regras são diferentes.
Ao G1, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que no caso do Pix Garantido, os usuários vão precisar ter o dinheiro na conta corrente para realizar os pagamentos nas datas de vencimentos das parcelas divididas.
Em tese, caso o cliente não honre com as parcelas, ele deve acabar entrando no limite do cheque especial. A partir disso, a transação deve se converter em operação de crédito, com cobrança de juros.
Como a modalidade não foi regulamentada pelo BC, a instituição não informou se haverá juros ou as demais regras do “Pix Garantido”.
Leia mais notícia boa
- WhatsApp libera função de pagamento via Pix; veja como usar
- Caiu no ‘Golpe do Pix’? Veja como recuperar o dinheiro
- Fez transferência errada? É possível cancelar o PIX em alguns casos; veja
Alternativa ao parcelamento
Ainda no ano passado, Roberto Campos Neto, presidente do BC, explicou que a tendência é que o “Pix Garantido” seja uma alternativa para o parcelamento.
“É super importante, a gente está fazendo várias políticas com o PIX crédito, que vão desafogar e dar alternativas. Mas a nossa ideia era dar uma opção que passasse por ter um parcelamento, e não ter o [crédito] rotativo [do cartão]. De tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números por produto”, disse Campos Netos, em agosto de 2023.
Bancos antecipam
Diversas instituições financeiras do país se anteciparam e começaram a oferecer o serviço.
A alternativa fica sujeita às regras de cada um dos bancos, mas, normalmente, funciona como uma operação de crédito, com cobrança de juros e incidência de IOF.
Os juros variam de acordo com o número de parcelas, bem como o valor da compra. Assim, o cliente deve ficar bem atento às regras na hora de contratar o serviço.
Pix Automático e agendado
O “Pix Garantido” não será a única novidade a ser lançada pelo BC.
Em outubro, o Banco Central deve liberar duas novas modalidades para o serviço: o Pix Automático e o Pix Agendado.
Ambos vão permitir agendamento de débitos na conta dos usuários. O Pix Automático poderá ser usado para pagar contas de água e luz, escolas e faculdades, academias e condomínios e parcelamentos de empréstimos.
Já o Pix agendado poderá ser usado para mesada, doação, aluguel entre pessoas físicas e prestação de serviços com recorrência por pessoas físicas como diarista, terapias, etc.