Foram longos 9 anos de espera, mas deu tudo certo para o pequeno Jakob Perez. O menino, que nasceu com uma doença rara, conseguiu realizar 5 transplantes de órgãos ao mesmo tempo e agora vai mudar de vida! Os transplantes foram feitos no mesmo dia e vieram de um único doador – com idade, peso e altura, como os do paciente.
Jakob já está sorridente e falante. A família de Chesaning, nos Estados Unidos, diz que agora é uma nova etapa da vida de todos. O menino nasceu com a doença, que atinge menos de 100 pessoas no mundo, e que pode levar à morte.
“(Jakob) tem muitos amigos. É muito ativo em nossa comunidade. Ele ama nossa comunidade e é meio que o Sr. Rogers da vizinhança”, disse Mickaela Perez, mãe do menino.
5 transplantes
Jakob precisava de 5 transplantes de órgãos de uma só vez, algo incomum: estômago, intestino grosso, intestino delgado, fígado e pâncreas.
A dificuldade maior: garantir o doador e órgãos compatíveis. Mas isso aconteceu. O menino foi submetido à cirurgia em Pittsburgh, a cerca de 300 quilômetros de onde mora. É que lá estavam os órgãos do doador.
Os detalhes da supercirurgia não foram divulgados.
Doença rara
Jakob sofre de má absorção intestinal e intestino curto. É uma doença rara chamada de inclusão de microvilosidades, que impede seu corpo de absorver nutrientes.
Assim, o menino passou a vida sendo alimentado de uma forma especial, apenas por via intravenosa, enfrentando diarreias constantes e sofrendo porque o organismo dele não absorvia os nutrientes.
Leia mais notícia boa
- Inaugurado laboratório brasileiro que vai produzir órgãos suínos para transplante
- Nova técnica revive órgãos que seriam descartados; 10 transplantes de rim deram certo
- Família doa órgãos do filho Lucas; disse em trabalho escolar que queria ser doador
Muita fé
A mãe Mickaela e o pai Joshua disseram que foram 9 anos rezando para surgir um doador compatível.
“Eles (os funcionários do hospital) nos ligaram e disseram: ‘Precisamos que você vá para Pittsburgh’”, disse a mãe, informando que a família estava numa cidade a 367 quilômetros da cidade onde seria a cirurgia.
Joshua se emociona ao lembrar da supercirurgia que o filho foi submetido.
“Foi surreal. Estávamos chegando ao ponto em que não tínhamos certeza se isso aconteceria. Tentamos nos preparar para isso da melhor forma possível”, disse Joshua.
Mickaela é só agradecimentos.
“O pior dia da vida deles, foi o melhor dia da nossa. E só queremos dizer ‘obrigada’. Isso nem é adequado, mas só ‘obrigada’. E espero que um dia a gente possa conhecer vocês e que saibam que vamos valorizar esse presente da vida por uma eternidade”, afirmou.
Luz da família
Apesar de todas as dificuldades que vive, desde que nasceu, Jakob transmite alegria e otimismo por onde passa. Um vídeo dele logo após a cirurgia foi postado nas redes sociais e teve repercussão foi imediata.
Segundo Mickaela, o vídeo obteve mais de 7 mil visualizações e mil e uma pessoas se manifestaram, afirmando que estavam em oração pelo menino e falando palavras de amor e carinho.
“Ele pode comer e beber, mas nada é absorvido pelo seu sistema. Então, ele tem estado em nutrição intravenosa, TPN, por toda a sua vida”, reagiu ela em entrevista à TV WNem