Turistas que recolherem lixo não pagam ônibus e eventos na Dinamarca; incentivos
O momento de passear em Copenhagen, na Dinamarca, é agora. Os turistas que forem para lá, recolherem lixo e cooperarem com o meio ambiente vão ganha incentivos, como não pagar transporte nem eventos. Também podem ter de graça xícaras de café e almoços. O programa vai de 15 de julho a 11 de agosto.
CopenPay é o projeto-piloto lançado pelo governo dinamarquês, via aplicativo, para incentivar a consciência ecológica e sustentável. Em vez de punir, as autoridades resolveram dar incentivos, o que é muito bom.
A ideia é ensinar valores e hábitos que tornam Copenhague uma das capitais europeias mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. A lista de incentivos é imensa, mas é preciso que os turistas deem sua contrapartida, também executando tarefas. A seguir, algumas delas.
Tarefas para os turistas
- Recolher lixo;
- Trocar o carro pela bicicleta;
- Ser voluntário em jardins, parques e florestas urbanas;
- Participar de tarefas coletivas de desenvolvimento sustentável.
Incentivos locais
- Refeições e cafés gratuitos;
- Ingressos para eventos e museus de graça;
- Transporte público gratuito;
- Passeios de caiaques.
Leia mais notícia boa
- Anônimo faz surpresa, paga conta de idosos em restaurante e gentileza emociona
- Ciência descobre como estimular empatia no cérebro das pessoas
- Garota ajuda coleguinha em apresentação: empatia pura; veja vídeo
Projeto-piloto CopenPay
Pelo menos 25 empresas locais já aderiram ao projeto que, por enquanto vai durar um mês, mas o governo pensa em estender. Os empresários que abraçarem a causa serão recompensados, segundo as autoridades.
“As atrações de Copenhague recompensam ações favoráveis ao clima”, informou em comunicado a Prefeitura de Copenhagen. “Todas as nossas escolhas têm um impacto ambiental, então por que não tomar decisões conscientes que beneficiem a todos nós e sermos recompensados por elas?.”
De forma simpática, o governo busca atrair os turistas inclusive na maneira como chama para aderir ao projeto.
“Tudo o que você precisa fazer é, por exemplo, andar de bicicleta em vez de dirigir, ajudar a manter a cidade, trabalhar em um jardim urbano ou se comprometer com um comportamento sustentável”, acrescenta o texto segundo o The Extra Tribune.