Só Notícia Boa
Comercial
Professor de 92 anos se aposenta e é homenageado no ES
18 de julho de 2024
- Renata Dias
Aos 92, o professor Hildegardo Rodrigues deixa sala de aula após 67 de magistério. Foto: Divulgação/EMESCAM
Aos 92, o professor Hildegardo Rodrigues deixa sala de aula após 67 de magistério. Foto: Divulgação/EMESCAM

Na sala de aula há 67 anos, o professor Hildegardo Rodrigues, de 92 anos, agora se aposenta e recebe homenagens da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), em Vitória, no Espírito Santo. Lá se vão décadas dedicadas ao ensino de anatomia.

O professor foi o primeiro a lecionar na faculdade e dá nome ao departamento de anatomia da instituição. Na última aula do Dr. Hildegardo, homenagens. Ele recebeu a outorga de professor emérito – título de honra concedido a quem presta serviços relevantes e dedicação ao ensino.

Homenagem mais do que válida, o professor é daquele que tipo que nada o para. Curioso e atento, Dr. Hildegardo faz planos para o futuro: “Nunca deixar de estudar, jamais”.

Comercial

Eterno aluno

Há dois anos, o professor Hildegardo destacou o papel da tecnologia como ferramenta para auxiliar nos estudos e lembrou das dificuldades que enfrentou como estudante de medicina.

“No primeiro dia de aula de anatomia, eu me deparei com quatro volumes em francês. Hoje os alunos têm tudo de bom, eles podem crescer e aprender com mais facilidade”, disse.

Aposentando, ele prometeu que vai seguir “estudando, estudando”, ama documentários e filmes que tratam de ciência, assim vai manter-se atualizado.

Muitos elogios e uma lição que deixa para os alunos.

“Se ele não é o, é um dos melhores anatomistas do Brasil. Então, tê-lo aqui na faculdade é algo muito grandioso para a gente. Aprender com uma pessoa tão experiente e que tem uma didática tão boa quanto a dele”, destacou um estudante de medicina.

Leia mais notícia boa

História de vida

O professor nasceu na cidade mineira de Teófilo Otoni e se formou em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1956 e começou a dar aulas no dia seguinte.

Também foi professor em universidades em Juiz de Fora (MG), na Bolívia e na Venezuela.

“Aprendi que os alunos bons, interessados, aprendiam com facilidade e tinham sucesso depois como médicos. O futuro não faz mal a ninguém. Agora a falta de leitura, de estudo, sim”, afirmou o professor.

Dr. Hildegardo deixa um super legado para os alunos: um museu de anatomia, em que cada órgão do corpo em exposição foi dissecado pelas mãos dele.

Homenagem ao professor

Tantos anos dedicados ao magistério valeram uma linda homenagem. Ele recebeu a outorga de professor emérito da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

“A homenagem reflete sua contribuição excepcional para a educação e a formação de novos profissionais da saúde. Notavelmente, ele teve a honra de dar a aula inaugural da instituição em 1968, marcando o início das atividades acadêmicas com seu vasto conhecimento e experiência”, diz a nota.

Em seguida, acrescenta: “Sua carreira é marcada por um profundo compromisso com a educação e a pesquisa, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de ensino inovadoras e para a formação de profissionais de alta qualidade na área da saúde”, segundo a Gazeta e o Correio Braziliense.

Hildegardo Rodrigues, de 92 anos, professor da Escola de Medicina, aposenta-se depois de 67 anos de sala de aula e magistério. Foto: Gazeta
Hildegardo Rodrigues, de 92 anos, professor da Escola de Medicina, aposenta-se depois de 67 anos de sala de aula e magistério. Foto: Gazeta

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas