Arqueólogos búlgaros fizeram uma descoberta incrível a de uma estátua do Deus grego Hermes, localizada no esgoto de uma região na fronteira com a Grécia. A estátua em tamanho natural está praticamente intacta com o rosto e o corpo bem preservados.
Para os arqueólogos, a imagem em mármore do deus grego foi enterrada para protegê-la de eventuais ataques de inimigos, como eram os romanos à época. A estátua estava no esgoto de Heraclea Sintica, um sítio arqueológico entre a Bulgária e a Grécia.
O local pertenceu ao macedônio de Felipe II e Alexandre, o Grande. Há uma crença que Felipe II mandou construir Heraclea Sintica. O que chamou a atenção dos arqueólogos foi a preservação do deus grego. A descoberta é considerada uma das mais importantes da arqueologia.
Surpresa positiva
O diretor científico da escavação, Lyudmil Vagalinski, disse que a imagem foi encontrada “por acidente”. “Foi incrível. Uma estátua inteira apareceu na nossa frente.”
De acordo com a história, a partir de 388 d.C., a cidade, onde a imagem foi localizada, foi destruída por terremotos até o ano 500, quando foi completamente abandonada por causa da disputa entre tribos dos búlgaros e dos hunos.
A desconfiança de que a estátua foi “guardada” sob a terra para preservá-la permanece entre os arqueólogos.
Leia mais notícia boa
- Papiros encontrados após erupção vulcânica revelam local da sepultura de Platão
- Estátua de mármore de imperador de Roma Antiga é encontrada em esgoto na Itália
- Arqueólogos localizam tumba com tesouro de guerreiro do século V dC
O trabalho de escavação
Para retirar a estátua bastante grande do local onde estava, foram feitos muitos esforços. Foi utilizado um guindaste hidráulico especializado durante o dia.
Após ser limpa, pode ser possível verificar que a estátua está com a parte superior bem preservada, há pequenos danos ao redor dos braços.
“Ainda não posso dizer exatamente quando todo o processo vai terminar”, afirmou nas redes sociais, Vagalinski.
A estátua será exibida no Museu de História em Petrich, na Bulgária.
Deus grego Hermes
Era o deus do comércio, da riqueza, da sorte, dos ladrões, da diplomacia e da viagem, segundo a mitologia grega.
Hermes era filho de Zeus e de uma ninfa chamada Maia.
Para os gregos antigos, ele foi o criador do fogo e do alfabeto.