Saudável, alegre e mais bonito, o cavalo Caramelo ganhou 40kg e está mais gordinho e esperto do que nunca. Símbolo da resistência dos gaúchos, Caramelo nem de longe lembra aquele cavalo amedrontado, resgatado de cima do telhado por bombeiros em maio deste ano.
Em maio, o animal foi retirado, em uma verdadeira operação de estratégica, do telhado de uma casa em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Desde então, é tratado no Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Caramelo é outro. Recebeu uma vacina que previne tétano, influenza e encefalomielite equina, e faz exames de rotina, como coleta de sangue. Também tem uma alimentação bastante reforçada porque quando foi encontrado estava abaixo do peso e desidratado.
Com microchip
O cavalo agora tem um microchip, tecnologia que identifica e monitorar a evolução da saúde dele. Com tantos cuidados, Caramelo está com 380 kg, peso considerado razoável, não exigindo, por exemplo que prossiga com os suplementos alimentares.
Segundo o médico veterinário e professor da Ulbra Henrique Mondardo Cardoso, que acompanha o Caramelo, todos os cuidados estão previstos no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), inclusive a lista de vacinas.
Conforme Louise Maciel, médica veterinária residente da Ulbra Canoas, a encefalomielite equina é uma doença viral que afeta cavalos no mundo, causando preocupação entre criadores, proprietários e profissionais da saúde animal.
História de vida
Desde que chegou, Caramelo é atentamente acompanhado por professores, estagiários e estudantes da Ulbra.
Mariângela Allgayer, professora do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, disse que quando chegou, o cavalo tinha algumas lesões, provavelmente sinais de que era colocado para puxar carroça, evidenciado por uma marca em sua face que expõe o excesso de tempo com arreio.
Caramelo passa por uma rotina de muitos cuidados, sobretudo para recuperar o peso. Agora mais gordinho, ele está numa baia com outros animais e é mantido na fazenda-escola com dezenas de hectares.
Até o momento, o tutor do cavalo não foi localizado.
Leia mais notícia boa
- Cavalo Caramelo resgatado em cima de telhado se recupera bem; pode ser adotado!
- Cavalo leva amor e carinho a pacientes terminais; menos remédios pesados
- Cavalo Caramelo resgatado em cima de telhado se recupera bem; pode ser adotado!
O resgate heroico
Após de ficar cinco dias ilhado no telhado de uma casa, em Canoas, o cavalo foi resgatado em uma ação conjunta que contou com a participação de bombeiros de São Paulo.
Retirado do telhado foi para um bote depois, Caramelo foi colocado numa carreta e, em seguida, levado ao hospital veterinário.
A mobilização da população e das forças de segurança mexeu com o país.
Caramelo é um cavalo crioulo, animal-símbolo do Rio Grande do Sul, considerado patrimônio cultural desde 2002, segundo informações da Ulbra.