Programa Voa Brasil é lançado, inicialmente para aposentados; veja como fazer
Após meses de planejamento, o programa Voa Brasil foi liberado para a população, mas inicialmente terá algumas limitações. Neste primeiro momento, somente aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses, terão direito ao desconto oferecido pelo benefício.
Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), será possível comprar passagens com valores de até R$ 200,00, por trecho, independente a condição financeira do usuário. A expectativa é facilitar as viagens para aproximada 1,5 milhão de aposentados – embora no Brasil sejam cerca de 21 milhões.
Será necessário que o interessado no Voa Brasil tenha uma conta Prata ou Ouro no gov.br. O processo é bem simples e pode ser feito 100% online.
Como vai funcionar
As empresas aéreas se dispuseram a oferecer passagens ociosas durante os 12 meses do ano em diferentes rotas.
Atualmente, de janeiro a junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
“O gov.br é focado nos cidadãos, desenvolvido para simplificar a vida das pessoas, que desde o seu lançamento não precisam mais fazer deslocamentos para utilizar um serviço”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Voa Brasil Aposentados é o “primeiro programa de inclusão social da aviação aérea brasileira”. “A inclusão gera emprego e renda, gera desenvolvimento econômico”, ressaltou.
O governo federal estuda, em breve, ampliar o Voa Brasil para estudantes de baixa renda.
Plataformas digitais
A plataforma do governo federal conta com mais de 159 milhões de usuários e tem cerca de 4.300 serviços digitais disponíveis.
Os serviços mais acessados estão o Meu SUS Digital, Assinatura Eletrônica GOV.BR, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Leia mais notícia boa
- Sai ranking das cidades com melhor qualidade de vida do país; Brasília venceu
- Brasil tem 5 das 10 melhores praias do mundo; a melhor do país fica no Rio
- São Paulo vai lançar guia de turismo para idosos; veja como será!
Para cadastrar no GOV.BR
- É necessário acessar a loja do seu dispositivo e fazer o download do GOV.BR ou utilizar um computador;
- Após abrir a plataforma, digite seu CPF e clique em “continuar”, para criar ou alterar sua conta. No primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro;
- A pessoa preenche um formulário simples e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS – este formulário só permite o nível bronze.
Prata ou Ouro
Para avançar para o nível Prata, é preciso fazer a biometria facial com a CNH (carteira nacional de habilitação), a carteira de motorista, ser servidor público federal, ou fazer o login pelo banco, caso a instituição financeira seja uma das 14 que estão credenciadas.
As instituições bancárias cadastradas são Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil, PicPay/Original, BTG Pactual e Nubank.
Para ter acesso ao nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta Ouro, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil, segundo a EBC.