O Distrito Federal entrou em alerta vermelho por causa da seca e é preciso se proteger porque não chove há 113 dias. O calor passa dos 32° C na capital. Com ele, a umidade relativa do ar chegou aos 11% na última terça-feira, quando o ideal 60%. Mas tem como se proteger desse clima sufocante de Brasília.
Quem mora aqui aprendeu na marra a sobreviver ao clima de deserto da região. Todo mundo anda com sua garrafinha com água na escola, no carro, nas ruas, no transporte público. No trabalho, ela fica em cima da mesa e não é mero objeto de decoração. Só que isso apenas não basta.
Para conseguir respirar melhor, especialistas ensinam a umedecer os ambientes, consumir alimentos ricos em água, como frutas, evitar exposição ao sol nos horários de pico, tomar banho morno e lavar o nariz várias vezes por dia. Ah, evite bebida alcoólica.
Dor de cabeça e labirintite
Segundo Cleber Souza, do Inmet, o final do inverno e a chegada da primavera devem aumentar as temperaturas e manter o clima seco no DF.
Por isso é bom ficar atento aos sintomas de desidratação e problemas respiratórios. Além da dificuldade para respirar, a seca excessiva provoca dores de cabeça e piora quadros de labirintite. Neste caso, busque ajuda médica imediatamente.
Outra dica é usar máscara para inalar menos partículas ruins porque a poluição do ar aumenta no período seco devido às queimadas no Cerrado.
“Beber água suficiente ajuda a manter a pele hidratada de dentro para fora, melhorando a elasticidade e aparência e auxiliando na eliminação de toxinas”, lembra a especialista Amanda Bittencourt, docente da área de Beleza do Senac Canoas.
Leia mais notícia boa
- Veja 8 dicas para cuidar da pele durante o frio; outono chegando
- Mulheres suíças vencem processo inédito sobre crise climática; histórico!
- Frio chegou; veja como se proteger das doenças respiratórias de inverno
Veja como se proteger da seca severa:
Para evitar complicações de saúde nesse período de seca tome essas medidas:
- Beba água: manter-se hidratado é fundamental. Segundo a recomendação, um adulto deve beber por dia de 2 a 2,5 litros de água. Para jovens de até 17 anos, a quantidade indicada é de 40 ml para kg de peso corporal. Não esqueça de sair de casa com sua garrafinha com água.
- Evite se expor ao calor: outra dica importante é se manter longe do calor. Se você adora atividades ao ar livre, evite horários de pico do sol. Prefira malhar antes das 9 da manhã e após as 5 da tarde.
- Dieta leve: As refeições leves não pesam tanto no estômago e não causam sensação de desconforto. É bom também evitar alimentos salgados ou condimentados. Frutas, legumes e verduras são mais indicados.
- Umedeça ambientes: espalhe panos molhados ou baldes com água pela casa, eles vão ajudar a elevar a umidade do ar, deixar o ambiente menos seco e tirar aquela sensação de garganta raspando.
- Use máscara: isso ajuda a inalar menos partículas ruins da poluição, que aumenta no período seco por causa de queimadas no Cerrado.
- Lave o nariz: outra dica é lavar o nariz várias vezes ao dia para tirar as casquinhas internas e facilitar a entrada de ar. Passar soro fisiológico no nariz e nos olhos evita ressecamento.
- Banho morno: prefira tomar banho morno ou frio, nunca quente. Se possível, tome de dois a três banhos por dia, para ajudar a hidratar a pele e aumentar seu contato físico com a água.
- Use hidratantes: hidratantres labiais e corporais também ajudam a proteger partes do corpo da seca.
- Evite bebida alcoólica: como vinho, cerveja, cachaça (entre outros) possuem efeito diurético no organismo, eles foram o organismo a expelir água, tão necessária no período seco.