Maior tartaruga do mundo é fotografada em praia do litoral de SP
Um fotógrafo brasileiro conseguiu fotografar uma imagem super rara: a espécie considerada a maior tartaruga do mundo. O animal apareceu no litoral de São Paulo!
Rafael Mesquita se descreve como um amante do oceano e compartilha diversas fotos no Instagram pessoal. Desta vez, ele estava em Ilhabela, quando avistou a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). A espécie pode passar os 2,5 metros de comprimento e pesar mais de 700 kg!
Segundo o fotógrafo, esses animais estão ameaçados pela degradação ambiental e foi incrível poder chegar tão perto de uma. “Essa aí teve sorte de sobreviver até hoje e tive a sorte de encontrá-la”, comemorou o rapaz.
Encontro por acaso
Rafael explicou que teve a ajuda de outro fotógrafo de Ilhabela, Frank Santos, que avistou o primeiro animal. Foi a terceira vez que ele conseguiu ver a tartaruga gigante, mas agora foi bem diferente.
“Eu só havia visto uma tartaruga vive dessa espécie duas vezes e agora tive o privilégio não só de ver novamente, mas de mergulhar com ela em Ilhabela”, comemorou.
Nas imagens compartilhadas por Rafael, a tartarugona aparece nadando calmamente na água. Inclusive é possível ver uma pequena rêmora grudada na nadadeira direita! As rêmoras são uma espécie de peixe que se fixa por ventosas em animais grandes.
Leia mais notícia boa
- Voluntários resgatam tartaruga marinha gigante presa entre rochas
- Jovem descobre mistério de mortes de tartarugas no oceano e ganha prêmio de US$ 10 mil
- Fóssil de tartaruga gigante de 40 mil anos é descoberto na Amazônia
Animal exuberante
O rapaz aproveitou ainda para dar uma aula sobre a espécie!
As tartarugas-de-couro podem passar dos 2,5 metros de comprimento e pesar impressionantes 700kg! As tartarugas dessa espécie se alimentam principalmente de águas vivas e zooplâncton e podem mergulhar a profundidades de mais de 1000 metros”, disse no Instagram.
O tamanho da tartaruga avistada por Rafael não foi divulgado.
Ameaçados de extinção
Infelizmente, esses bichinhos estão classificados como vulneráveis à extinção.
As principais ameaças a elas são a degradação ambiental, as ações humanas e a poluição física e química do oceano.
Santuário no Brasil
Em Regência Augusta, uma pitoresca vila de pescadores no Espírito Santo, cumpre um papel fundamental na defesa da tartaruga-de-couro.
A praia de Regência é um importante santuário de desova para animais dessa espécie.
No local, o Projeto Tamar atua para a proteção e conservação das tartarugas marinhas.
Lá, eles realizam monitoramentos, protegem os ninhos, evitam a depredação e garantem que os ovos deixados pelos animais tenham condições adequadas para se desenvolver.
Veja que animal mais lindo:
Ver essa foto no Instagram