Esse professor bolou uma chamada divertida para ensinar aos alunos mais sobre reciclagem, de forma fácil, didática, acessível e alegre. Ele criou o “Morre um, nasce um”.
Quando as crianças têm seus nomes chamados, elas precisam responder como dar um novo uso a um objeto que seria descartado. “Morre um copo de extrato de tomate e vira copo”, disse uma aluna. “Lá em casa tem vários desses, gente”, respondeu o professor.
Moisés Machado é professor público da Escola Municipal Engenheiro Lafayette no Rio de Janeiro. Ele é conhecido nas redes pelas atividades lúdicas na sala, mas ao mesmo tempo comprometidas com a educação. E na aula sobre reaproveitamento, ele foi brilhante.
“Morre um, nasce um”
A brincadeira do “Morre um, nasce um”, super colou e os alunos entraram de corpo e alma!
“Morre uma sacola de pão e nasce uma sacola de lixo”, disse um estudante. Depois de todas as resposta, os alunos eram aplaudidos pelo professor. Todos pegaram o espírito da coisa.
Outro, destacou um novo uso que pode ser dado para um pneu velho. “Morreu um pneu e nasce um vaso de planta”. O professor gostou: “Hum. Ecológico!”.
Leia mais notícia boa
- ONG transforma realidade na periferia de São Paulo com sustentabilidade
- Restaurante sustentável, onde cliente paga quanto puder, faz sucesso
- Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável
Música, cinema e brincadeiras
Moisés utiliza vários temas como poesia, música e dança, para passar o conhecimento de uma forma diferente para as crianças.
Tamanha dedicação fez com que ele ganhasse o 1° Prêmio Nacional Perestroika de criativa docente, dado pelo Movimento sextou.
Na rede, o conteúdo do docente já foi compartilhado por famosos como Péricles e Thiaguinho, por exemplo.
Acolhimento na escola
Na volta às aulas, o professor fez um momento de acolhimento, que também valorizou nas redes.
Os alunos sentaram em círculo e tiveram que falar como foi o período de férias. Mas o legal é que eles tinham apenas um minuto!
“Com essa atividade, eles desenvolveram a oralidade, o poder de síntese, a expressão corporal e o respeito ao próximo”, destacou Moisés.
Aclamado na web
Na internet, o professor é muito aplaudido.
“Meu filho está amando suas aulas, Moisés, você é incrível!”, disse a mãe de um aluno.
Um segundo internauta destacou a dedicação dele: “É muito lindo ver um professor ensinando com tanto amor, continue assim”.
É o que diz o famoso educador brasileiro Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”.
Olha que bacana:
Ver essa foto no Instagram
A volta às aulas na turma do Moisés foi diferente:
Ver essa foto no Instagram