Com menos de 50 ml de água, o produto criado pelo cearense Ismael Mendes limpa painéis solares e garante de 2 a 10% de eficiência energética para as placas fotovoltaicas. A invenção conquistou até a NASA!
À medida que o tempo passa, sujeiras se acumulam nas superfícies do painel. Isso faz as placas produzirem menos energia e esquentarem mais. Daí veio a invenção do homem de 43 anos, um criador autodidata do Acaracuzinho.
A fórmula pensada pelo rapaz mistura micro e nanotecnologia e consegue limpar um painel de 2 m² com pouca água. Além disso, o produto deixa a superfície lisa e impede a poeira de se juntar por 90 dias. A Agência Espacial Americana (NASA) está testando o produto e pode aplicar, em breve, em veículos espaciais.
Anos de dedicação
O inventor começou os estudos há três anos. Quando percebeu que estava no caminho certo, buscou ajuda de profissionais da academia.
Na Universidade Federal do Piauí, no departamento de Engenharia Elétrica, ele encontrou uma equipe que fez comprovações científicas que o produto precisava.
Com o produto mais maduro, diversas empresas se interessaram e o negócio decolou.
Leia mais notícia boa
- Pesquisadores brasileiros inauguram Árvore Solar com formato único no mundo
- Alemães criam painel solar ‘de varanda’; barato, sustentável e prático
- Pesquisadores do MIT utilizam latas de refrigerante para produzir energia; veja como!
Eficiência energética
A poeira, também chamada de aerossóis, é um grande desafio para a geração de energia solar.
Hoje, a técnica de lavagem é com água e detergente, mas requer uma grande quantidade de recurso para garantir uma boa limpeza. Em algumas regiões, como no interior do Nordeste, Dubai, na Lua ou em Marte, a água não é um recurso disponível de maneira abundante.
Entre em cena o TOPSUN. Pouca água e muita eficiência garante que o produto criado pelo inventor seja uma otimização muito boa para o problema.
E a técnica não fica só na limpeza. O TOPSUN, em testes, diminuiu em 8°C a temperatura das placas solares. Como estão menos quentes, elas geram mais energia.
Prêmio e NASA
Não é atoa que em 2023 ele foi premiado pela inovação. Ismael ganhou como o melhor produto de sustentabilidade na Future Innovation Summit, em Dubai.
Na caderneta do rapaz, clientes de peso. Além de vários parques solares do Ceará, a invenção chamou a atenção da NASA.
Isso porque a única maneira de gerar energia na exploração espacial é por meio de painéis fotovoltaicos. No espaço, os painéis são instalados nos veículos e sondas fixas.
O TOPSUN ainda não chegou ao mercado, mas a sua fórmula vai ser produzida em escala industrial no Complexo do Pecém, disse o Diário do Nordeste.
A exportação vai ser para o mundo todo. Que bacana ver brasileiros indo longe!