Milton Nascimento é “divindade musical” brasileira, afirma New York Times
Tratado como “divindade musical” brasileira, Milton Nascimento é reverenciado pelo jornal The New York Times. O jornal norte-americano, um dos mais importantes do mundo, deu página inteira para destacar o álbum “Milton+Esperanza” – com a vocalista Esperanza Spalding.
Diz o texto: “Milton Nascimento, uma divindade musical no Brasil, colabora com a baixista, vocalista e produtora Esperanza Spalding em um álbum que contempla o efeito da experiência na arte”.
Afastado dos palcos desde o final de 2022, Milton Nascimento excepcionalmente gravou o álbum. Para o New York Times, a voz do artista “mantém um inegável aconchego”. “Ela está amadurecida, amaciada”, diz a reportagem.
A reportagem no jornal
O texto é sobre o álbum do Milton Nascimento lançado em parceria com Esperanza Spalding, que chegou às plataformas musicais no dia 9. Nele, há clássicos, novos arranjos para canções conhecidas e inéditas.
O cantor é chamado de “divindade musical”, quando mencionadas os clássicos imortalizados na voz dele, como “Maria, Maria” e “Trem Azul”.
“Embora a voz de Nascimento não seja mais a mesma de outrora. Está mais baixa, mais instável e, às vezes, requer mais esforço para alcançar as notas que antes até ultrapassava”, afirma a crítica. “[Ainda assim] isso garante uma presença reconfortante em todo o álbum, como a de segurar a mão de um avô.”
Leia mais notícia boa
- Milton Nascimento ouve própria música em Renascer e fica emocionado; Assista
- Chico Buarque 80 anos: internet comemora obra fundamental e grandiosa do compositor da MPB
- Bethânia e Caetano: venda de ingressos para shows de começam este mês para clientes BB
Homenagem da Portela
No carnaval de 2025, Milton Nascimento será tema da escola de samba Portela.
Com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, de autoria de André Rodrigues e Antônio Gonzaga, o artista saudado por toda a Sapucaí.
É a primeira vez que a Portela celebrará um personagem importante para a história do Brasil que ainda está vivo. “A nossa procissão sai de Madureira, e é a estrada que vai fazer o sonho acontecer”, diz a escola.
Aposentadoria e tranquilidade
Com severos problemas de saúde, alguns em decorrência de uma grave diabetes, Milton Nascimento não faz mais shows há certa de 3 anos.
Porém, ele mantém a rotina de atividades e participa ativamente da vida cultural.
Assista um pouco do que está no álbum de Milton Nascimento e Esperanza Spalding: