Em Brasília, um cão-robô parecido com o usado pelo DJ Alok, está sendo usado na limpeza de redes de drenagem de águas pluviais da capital para prevenir enchentes.
O cão-robô da Unitree Go2 é um quadrúpede que ganha movimento por meio de IA (inteligência artificial). Ele consegue navegar por terrenos de difícil acesso e também chega a lugares com tamanho mínimo.
Ele identifica problemas, como vazamentos, rachaduras, desobstruções e ligações de esgoto não autorizadas, os famosos gatos. Já explorou mais de 360 quilômetros de galerias pluviais e ajudou a remover mais de 45 mil toneladas de resíduos.
Habilidades robóticas
O dispositivo ajuda a perceber rapidamente problemas no ambiente e possibilita decisões mais ágeis, em comparação a outras ferramentas.
O controle do sistema é da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
De acordo com a companhia, o dispositivo é controlado por um joystick (semelhante a um controle de videogame).
As imagens e os dados são enviados para a Novacap, que faz a análise dos serviços que serão necessários em cada região do Distrito Federal.
Leia mais notícia boa
- Médicos removem tumor de pulmão de paciente a 5 mil km de distância usando robô
- Novo andador robótico brasileiro ajuda na reabilitação; mais lúdico e interativo
- Robô com IA ajuda a combater o desperdício de água e vazamentos sem quebrar asfalto
Não trabalha sozinho
O cão-robô não trabalha sozinho. Há robôs parecidos com carrinhos de controle remoto que também são utilizados na limpeza, para auxiliar funcionários da Novacap.
Os equipamentos pertencem a Goldman Soluções em Saneamento, empresa que venceu licitação realizada pelo governo do Distrito Federal para oferecer recursos que facilitam a limpeza das redes pluviais, informou o Correio Braziliense.
Já é usado nos EUA
O cão-robô já se firmou no mercado, especialmente na área de segurança pública.
Em Nova Yorque, o equipamento ajuda no trabalho das forças de segurança em vistorias, patrulhas e atua em situações de alto risco como vazamentos de gás e substâncias tóxicas, além de graves acidentes.
O equipamento também já foi utilizado em festivais musicais como o Rock In Rio e The Town. O sistema identifica possíveis ocorrências de risco, como incêndios, vazamentos ou outras ações de perigo.
Alok e seu cão-robô
O DJ Alok já apareceu com o modelo Go2, da Unitree Robotics, com a família e em shows.
O custo do cão-robô varia de em torno de US$ 2,800.00, mais de R$15 mil.