Brasileira de 70 anos realiza sonho e se torna advogada; “direito dos idosos”
Aos 70 anos, Carmencita Balestra realizou o sonho de ser advogada para defender os direitos dos idosos. Ela quer combater o etarismo e os sucessivos golpes contra aqueles que têm 60+, as principais vítimas.
Mais do que inspirar outras pessoas, Carmencita transformou a indignação contra os abusos em estímulo para estudar.
“Devemos acreditar num mundo melhor, mais justo, onde as pessoas conheçam e defendam seus direitos”, afirmou a nova advogada de Goiás.
Sonhos sempre
Após se formar em educação física, criar os filhos e se aposentar, ela voltou para a sala de aula. Fez faculdade Direito e foi aprovada na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Ela se inspirou no pai, um grande advogado, que se guiava pela ética e as boas ações. No último dia 26, recebeu a carteirinha da OAB, em Goiânia, Goiás, e foi homenageada pela determinação e garra.
Carmencita reiterou a importância de manter vivo o sonho: “[O tempo] não é um impeditivo para você alcançar seus sonhos”, disse ela entrevista à OAB.
Leia mais notícia boa
- Idosa de 105 anos conclui mestrado em Stanford, 80 anos depois
- Mulher faz 102 anos, se torna a paraquedista mais velha da Grã-Bretanha e arrecada dinheiro para caridade
- Aos 100 anos, idoso contraria o tempo e esbanja saúde e lucidez; vontade de Deus
Defesa dos direitos dos idosos
Incomodada com a vulnerabilidade a que os idosos são submetidos, a nova advogada lista uma série de ações de desrespeito, como o etarismo, ausência de cumprimento da lei e os golpes via mensagens e telefonemas.
De acordo com ela, é preciso olhar para idosos como inspiração e exemplo.
“Não se esqueçam que as pessoas mais velhas ainda têm muito a oferecer: o que a gente deixa para vocês é a nossa experiência. Para que quando você se tornar mais velho você possa falar: ‘eu me espelhei nele’. E, eu me espelhei no meu pai [também advogado]”, afirmou ao Portal Migalhas.
Parabéns Carmencita! Que orgulho da sua trajetória!