Cidade dá abrigo para 5 mil pessoas sem-teto. Veja como conseguiram
Uma verdadeira força-tarefa, exemplo de união, que permitiu a uma cidade dar abrigo para mais de 5 mil sem-teto. Várias frentes se juntaram em busca da solução para as pessoas em situação de rua.
No Condado de Multnomah, no Oregon, nos Estados Unidos, os 5.500 sem-teto ganharam um lugar para morar. Antes, estavam em barracas no meio das ruas. A parceria deu muito certo e a dignidade foi devolvida para quem vivia sem as mínimas condições.
O Escritório Conjunto de Serviços para Pessoas em Situação de Rua, criado em 2016, conta com a parceria de organizações não governamentais e voluntários. Segundo a entidade, há uma “epidemia” que atinge o país gerando o aumento de pessoas em situação de rua.
Só a união ajuda
No total, do ano passado para este, cerca de 7.700 pessoas da região foram abrigadas. Para o diretor do Joint Office of Homeless Services, entidade que coordena o trabalho, Dan Field, só uma força-tarefa pode resolver esse desafio.
“Esses resultados mostram o que todos nós sabemos ser verdade: quando trabalhamos juntos, podemos criar alguns resultados positivos”, reagiu Dan, segundo o GNN.
Para o diretor, apenas em conjunto, os resultados aparecem. “Esses resultados não seriam possíveis sem os provedores e a equipe da linha de frente que trabalharam incansavelmente todos os dias, com profundo comprometimento, para tornar esse progresso possível.”
Leia mais notícia boa
- Motorista para ônibus e tira os sapatos para dar para mulher em situação de rua
- Moradia Cidadã vai dar casas para brasileiros que vivem em situação de rua
- Jovem em situação de rua e que vendia paçoca é aprovada em primeiro lugar no vestibular da UEPG
Parceria sempre
Também no Condado de Clakamas, no Oregon, a parceria tem gerado resultados positivos.
“Trabalhamos duro para reduzir e prevenir a falta de moradia desde o início, antes mesmo que aconteça, com assistência para aluguel, e garantimos que temos os recursos e ativos disponíveis e funcionando para dar moradia às pessoas quando elas precisam”, disse Bem West, voluntário em Clakamas.
Segundo ele, sem um trabalho conjunto seria impossível obter os resultados que conseguiram.
“Nosso trabalho este ano não teria sido possível sem parceria, construindo novas conexões e fortalecendo as antigas. Nenhum de nós pode fazer isso sozinho”, disse Field. “Esses resultados mostram que estamos em uma trajetória ascendente. Estamos deixando o passado no passado, levando as lições conosco para o futuro e avançando juntos.”
Abrigo para quem precisa
Financiado pelos moradores de Portland em 2020, principal cidade do Oregon, há um serviço que administra uma variedade de serviços destinados a ajudar pessoas em situação de rua.
Apenas esse serviço atendeu a 2.600 pessoas, que foram realojadas. No Condado de Clackamas, a taxa de desabrigados caiu 65% de 2019 a 2023.
Ao utilizar recursos do Programa de Serviços de Moradia de Apoio, a cidade de Clackamas conseguiu evitar que 1.369 pessoas e 591 famílias fossem despejadas, informou a 2ABC.