Artistas brasileiros se engajaram na campanha internacional pela libertação do ativista Paul Watson. Em um vídeo compartilhado nas redes, estrelas como Antônio Pitanga, Fábio Porchat, Cristiana Oliveira, Xuxa e Angélica aparecem pedindo a soltura do norte-americano-canadense, o maior ativista contra a caça ilegal às baleias.
Preso em 21 de julho em Nuuk, capital da Groenlândia, o ativista de 73 anos corre risco de ser extraditado para o Japão, um dos poucos países que ainda praticam a caça ao mamífero aquático. Lá, ele é acusado pelo governo nipônico por danos a um navio baleeiro em 2010.
Paul é considerado o maior protetor de baleias no mundo e será julgado nesta quarta (4), em um tribunal da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca. “Um homem que dedicou mais de 50 anos a proteger as baleias ao redor do mundo”, disse Junno Andrade. “A estimativa é que o trabalho dele tenha salvado a vida de mais de 6.500 baleias”, explicou Xuxa.
Pressão internacional
O vídeo faz parte de uma campanha internacional da SeaShepherd Brasil. A convite da ONG, artistas e apresentadores brasileiros se uniram e gravaram mensagens para pressionar o governo da Dinamarca.
“O Capitão Paul Watson está preso”, disse Angélica no vídeo. “Você pode mudar essa situação protestando!”, completa Débora Lamm.
Ao final, as estrelas pedem que os seguidores pressionem o governo da Dinamarca. “Poste, mande mensagem para a embaixada, converse com os amigos, a gente tem que se indignar”, clamou Vladimir Brichta. “Free Paul Watson! Liberdade para Paul Watson!”, finalizou Renato Góes.
Leia mais notícia boa
- Profissionais salvam 16 baleias encalhadas no RN; levadas para mar aberto
- Bebê de baleia-jubarte nasce no Rio de Janeiro; primeiro da temporada
- Voluntários salvam baleia encalhada na praia em SC. Ela voltou ao mar; vídeo
Pode ser condenado a 15 anos de prisão
O pedido de extradição para o Japão é encarado por muitos como uma retaliação.
Caso a extradição se confirme, Paul vai ser enviado ao Japão e pode ser condenado a mais de 15 anos.
A prisão aconteceu quando ele entrou com seu navio no porto de Nuuk. O ativista ia abastecer e depois seguiria para o Pacífico Norte para monitorar um navio japonês de caça às baleias.
Quando descobriu que Paul estava próximo do porto, o Japão fez um novo pedido para que o nome do ativista fosse colocado na lista da Interpol. Sem saber, o canadense foi atraído para uma armação.
Quem é Paul
Paul é fundador do Greenpeace e da organização Sea Shepherd.
Famoso por defender a vida marinha e confrontar navios que praticam pesca ilegal, dedicou a ida a defender o Oceano.
Pela revista Time, ele foi eleito um dos 20 maiores ambientalistas do século 20.
Em países onde a pesca é um dos pilares econômicos, como Noruega, Dinamarca, Japão e Canadá, ele é conhecido como “terrorista dos mares”.
Isso porque Paul trava verdadeiras batalhas navais. Ele e sua ONG afundam e danificam navios baleeiros e barcos de pesca ilegais.
Veja o vídeo com as personalidades brasileiras:
Ver essa foto no Instagram
Xuxa também emprestou a voz para a campanha:
Ver essa foto no Instagram