Só Notícia Boa
Comercial
Sai ranking dos videogames mais vendidos da história; você teve um deles?
11 de setembro de 2024
- Vitor Guerras
O PS4 foi um dos videogames mais vendidos da história. Até hoje ele faz o maior sucesso entre jovens e adultos. - Foto: Reprodução/O Dia.
O PS4 foi um dos videogames mais vendidos da história. Até hoje ele faz o maior sucesso entre jovens e adultos. - Foto: Reprodução/O Dia.

Bora uma partida? Juntos, esses cinco videogames são os cinco mais vendidos da história, quase 700 milhões de unidades comercializadas. Quais deles você já teve?

Desde que o primeiro console surgiu, em 1972, a indústria de jogos se consolidou e evoluiu bastante. Em 2023, os jogos eletrônicos movimentaram mais de US$ 183 bilhões.

E o videogame que mais apareceu na casa das pessoas foi PlayStation 2, com venda estimada entre 155 a 160 milhões. Em segundo lugar, um portátil, afinal, jogar em qualquer lugar é ótimo, não é? O Nintendo DS revolucionou os jogos e vendeu 154 milhões de cópias. Veja a lista completa abaixo!

Comercial

TOP 5

De franquias antigas como Mário, até as mais atuais como “Assassin ‘s Creed” e “Fifa”, os jogos conquistaram diversas gerações.

Longe de ser coisa de criança, ou melhor, apenas coisa de criança, os videogames representam um avanço da tecnologia. Os números não me deixam mentir!

Veja os cinco videogames mais vendidos do mundo:

  1. PlayStation 2 (155 a 165 milhões): quando lançado, em 2000, o PlayStation 2 provocou uma corrida global. Era comum filas enormes ao redor de lojas que vendiam o console. Além de ter compatibilidade com a primeira versão, o console conseguiu reproduzir DVD’s, sucesso na época;
  2. NIntendo DS (154 milhões): o Nintendo DS foi uma verdadeira revolução quando chegou às lojas em 2004. Com duas telas, design dobrável e franquias de sucesso como Zelda e Pokémon, o videogame foi um verdadeiro sucesso de vendas;
  3. Nintendo Switch (143 milhões): outro console da Nintendo na lista é o atual Nintendo Switch, lançado em 2017. O formato é parecido com um tablet, com uma tela grande e diversos jogos consagrados. Até o final de junho deste ano, o produto já tinha sido vendido 143,3 milhões de vezes;
  4. Game Boy (118 milhões): esse aqui é um clássico! De 1989, o Game Boy marcou época e foi a primeira vez que Pikachu, de Pokémon, apareceu. Foi com o Game Boy que a japonesa Nintendo se tornou uma das maiores marcas de videogames do mundo;
  5. PlayStation 4 (117 milhões): uma verdadeira batalha foi travada entre o PlayStation 4 e o Xbox, da Microsoft. Pelo menos em vendas o PS4, da Sony, se saiu melhor. Com mais de 100 milhões de unidades vendidas, o videogame teve jogos incríveis, que inclusive deram origens a séries, como “The Last of Us”.

Leia mais notícia boa

Mais populares no Brasil

Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023, o PlayStation 4 é, atualmente, o videogame mais popular no país.

A pesquisa ouviu 14,8 mil pessoas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal em janeiro de 2023. Dos entrevistados, 70,1% disseram jogar algo.

Com 36,3%, o PS4 ficou na frente do Xbox 360 (25,1%) e PS5 (18%).

Primeiro videogame do mundo

Em 1972, há mais de 50 anos, surgiu o primeiro videogame do mundo: Magnavox Odyssey. O projeto foi inventado pelo engenheiro Ralph Baer.

O aparelho foi lançado pela Magnavox, empresa subsidiária da Philips e tinha uma tecnologia incrível para a época. Ele se conectava com a televisão!

Revolucionário, mas com limitações técnicas, o Magnavox tinha gráficos simples, era preto e branco e não tinha áudio.

O Odyssey teve 350 mil unidades vendidas e foi pioneiro em uma indústria que, hoje, cresce cada vez mais!

Veja a propaganda de lançamento do Magnavox Odyssey:

O PS2, da Sony, é o videogame mais vendido em todo o mundo. Foto: Sony.
O PS2, da Sony, é o videogame mais vendido em todo o mundo. Foto: Sony.
O Magnavox Odyssey foi o primeiro a ser inventado, lá em 1972. Foto: Alamy.
O Magnavox Odyssey foi o primeiro a ser inventado, lá em 1972. Foto: Alamy.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial