Beleza não é tudo. Praticar gentileza e boas ações faz a pessoa parecer mais atraente aos olhos do(a) parceiro(a), sabia? Foi o que comprovou um estudo internacional.
Realizada por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a pesquisa foi feita com 4.192 pessoas. Os participantes recebiam fotos de passaporte de homens ou mulheres, juntamente com suas descrições.
Depois de terem visto as imagens, os entrevistados precisavam classificar o quão atraentes achavam que as pessoas nas fotos eram. Todas aquelas pessoas com descrições de terem praticado atos de gentileza foram classificadas como mais bonitas!
Efeito “halo”
Segundo os especialistas, há duas explicações para a ligação entre a gentileza e a atratividade física.
A primeira é o que eles chamaram de efeito “halo”. Nesse sentido, traços positivos de personalidade podem se espalhar por vários aspectos da avaliação, incluindo o quão fisicamente o outro é percebido.
A segunda é uma razão evolutiva. Nesse caso, a gentileza estaria ligada à atração de parceiros e à reprodução.
“A sobrevivência e a prosperidade humanas dependem da cooperação e do comportamento pró-social, destacando a importância da prossocialidade, especialmente em relacionamentos românticos”, concluiu o artigo.
Leia mais notícia boa
- Idosa de 94 anos chora após gentileza de passageiro em avião; nunca fizeram isso por mim
- Gentileza faz estranho arrecadar R$ 200 mil para jovem em dificuldade financeira
- Gentileza de mototaxista com passageira idosa encanta internautas; tratou como rainha
Beleza física
Estudos anteriores já mostraram que a simetria facial, o flerte e a confiança podem influenciar em como achamos o outro bonito. Mas dessa vez, os pesquisadores israelenses foram além.
Decidiram entender o impacto da pró-socialidade, ou gentileza, na forma como nos relacionamos com outros humanos.
“A pró-socialidade, devido ao seu papel central nos relacionamentos humanos, influencia de forma única a atratividade física dos outros”, afirmou a equipe da pesquisa, publicada no British Journal of Social Psychology.
O estudo
Nas descrições das fotos entregues aos participantes, há diversas atividades realizadas pela pessoa da imagem.
Entre elas estavam trabalhar na cozinha, ajudar os outros, ter um alto senso de humor, ser muito inteligente, entre outros.
Em todos os 10 testes conduzidos pelos pesquisadores, os resultados foram os mesmos: os mais pró-sociais sempre eram classificados no topo da beleza física.
“No nível individual, envolver-se em ações boas e benéficas pode promover avaliações mais favoráveis da própria aparência”, disse o grupo.
Bora praticar gentileza!