Música inédita Mozart é descoberta em biblioteca alemã, após 200 anos
Depois de dois séculos, foi descoberta uma música inédita de Mozart numa biblioteca, em Leipzig, na Alemanha. Ao que tudo indica, o compositor austríaco escreveu a peça na adolescência.
Nascido em 1756, Mozart foi uma criança prodígio e começou a compor muito cedo, sob a orientação de seu pai. A estimativa é de que a música inédita seja da década de 1760.
A peça tem sete movimentos em miniatura para um trio de cordas com duração de cerca de 12 minutos. Ela é chamada de “Ganz kleine Nachtmusik”, em tradução livre: “Alguma música noturna”, informou o The Guadian.
Veracidade confirmada
A informação sobre a veracidade da música inédita foi confirmada, em comunicado, pela rede de bibliotecas municipais de Leipzig, da Alemanha. Leipzig é chamada de a “capital da música clássica alemã”.
Os pesquisadores descobriram a obra na biblioteca musical da cidade. Eles organizavam a última edição do catálogo Köchel, o arquivo definitivo das obras musicais de Mozart.
A música foi tocada por um trio de cordas na inauguração do novo catálogo da Köchel na cidade austríaca de Salzburgo. Também foi organizada a estreia alemã, na Ópera de Leipzig.
Leia mais notícia boa
- Estudo sobre depressão descobre como a música clássica melhora nosso humor
- Após 10 anos sem voz, cantor grava nova música com ajuda de IA
- Professora da rede pública do RJ ensina pontuação com música e vídeo bate 20 milhões de views
Peça rara
O manuscrito não teria sido escrito por Mozart, seria uma cópia feita por volta de 1780.
Ele está em tinta na cor marrom escuro, em papel artesanal branco médio, e as partes são encadernadas individualmente.
De acordo com os especialistas, a música está “preservada em uma única fonte, na qual a atribuição do autor sugere que a obra foi escrita antes da primeira viagem de Mozart à Itália”.