Que alívio! Os primeiros brasileiros repatriados do Líbano chegaram na manhã deste domingo (6) ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Entre as 229 pessoas resgatadas, estão idosos, crianças e três animais domésticos. A Operação Raízes do Cedro foi comandada pela Força Aérea Brasília (FAB).
Antes do desembarque no Brasil, o avião KC-30 fez uma parada técnica em Lisboa, Portugal. Uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos da FAB acompanha a missão.
“A equipe está realmente preparada para tratar qualquer que seja o problema de saúde que eles venham a apresentar durante o voo”, afirmou o major médico Lopes. O avião deve retornar ainda esta semana para resgatar mais brasileiros que estão na zona de guerra.
Acolhimento durante a viagem
A comissária de voo, a suboficial Thaís Gusmão disse que o trabalho foi para que, durante a viagem, todos se sentissem abraçados pelo Brasil.
“Eu tenho certeza de que todos nós da tripulação temos muito orgulho em estar aqui”, afirmou a militar.
O tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri contou que todos ali trabalharam com afinco na missão. “Nos enche de orgulho participar de uma missão de tamanho vulto e importância, de trazer os nossos compatriotas de uma zona de guerra para um local seguro.”
Leia mais notícia boa
- Voo para resgatar brasileiros já saiu de Lisboa rumo ao Líbano; vídeo
- Surpresa: voluntários constroem e doam casa para família de soldado morto na guerra
- Entenda o que é Faixa de Gaza, a Terra Sagrada que provoca tantos conflitos
Mais voos
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil está preparado para fazer duas viagens por semana para resgatar outros brasileiros que queiram deixar a área de risco.
De acordo com o chanceler, vivem no Líbano cerca de 21 mil brasileiros, dos quais 3 mil demonstraram interesse em retornar para território nacional.
A organização dos grupos é feita pela Embaixada do Brasil em Beirute, priorizando crianças, idosos, mulheres e pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
Acirramento da guerra
Na segunda-feira (7), completa um ano que iniciou a guerra na Faixa de Gaza e região. O estopim foi o ataque do grupo radical terrorista Hamas a áreas civis, sequestrando e matando.
Israel reagiu e eclodiu um conflito armado de grandes proporções, sem poupar mulheres, crianças nem idosos.
Nos últimos dias, Israel atacou o Líbano para acertar os alvos do Hezbollah. Mas áreas civis foram atingidas, inclusive hospitais e escolas. A tensão e terror tomaram conta da região.
Voltando em Paz
Em 2023, houve uma operação semelhante para resgatar os brasileiros que estavam do território palestino.
Olivieri lembrou que, na ocasião, houve 13 voos para retirada dos brasileiros na missão denominada Operação Voltando em Paz.
Cerca de 1.600 brasileiros e mais de 50 animais domésticos foram resgatados das zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, segundo a Presidência da República.
Veja os primeiros brasileiros repatriados do Líbano que chegaram neste domingo a SP:
Assista ao momento do embarque dos 229 brasileiros:
Ver essa foto no Instagram
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explica a operação de resgate dos brasileiros:
Ver essa foto no Instagram