O segredo da longevidade? Ao completar 101 anos, esta idosa celebra a vida e diz que o segredo é dançar, se divertir, se cuidar e ter bons amigos por perto. Segundo ela, o hábito de subir e descer escadas, também a manteve saudável.
Murial Eva Lindars, carinhosamente conhecida como Eva, é Macclesield, no Reino Unido. Ela casou duas vezes, teve três filhos e diz que sua vida foi muito feliz.
“Sempre acreditei em permanecer ativa – física e mentalmente – e manter bons amigos por perto. Dançar e subir escadas me mantiveram em forma todos esses anos”, disse Eva, que se mantém lúcida e saudável, embora com as dificuldades naturais da idade.
Viver bem
Ao ser questionada sobre a vida, a idosa disse que o importante é buscar ter prazer em todos os campos.
“Tenho muita sorte de ter vivido uma vida tão longa, feliz e interessante”, afirmou.
Segundo ela, a mente controla tudo. “Você precisa manter sua mente ativa também, eu gostava do meu trabalho. Conheci meu marido em um emprego, e fui inspirada a encontrar uma paixão pela arte.”
Leia mais notícia boa
- Idosa elegante arrasa em festa de 90 anos; canta e dança toda feliz; vídeo
- Após um AVC, idosa de 77 anos se descobre pelo balé; vídeo
- Idoso de 94 anos enfrenta a tirolesa mais rápida do mundo por causa nobre
Mais liberdade
Eva diz que a vida melhorou muito para as mulheres do século 21
“Não acho que as mulheres jovens percebam o quanto as coisas melhoraram. Sempre me certifiquei de que minhas meninas tivessem a oportunidade de se divertir enquanto cresciam.”
Os avanços, segundo ela, podem parecer pequenos, mas não são. “Coisas como controle de natalidade, carros, telefones e a máquina de lavar ajudaram a dar a mulheres, como eu maior liberdade.”
“Tanta coisa aconteceu na minha vida, tanta coisa mudou. Algumas para melhor, outras para pior. A bomba nuclear foi horrível e muito assustadora”, ressaltou a idosa ao Manchester Evening News.
Aniversário de 101 anos
Morando em um Lar para Idosos, Eva comemorou seu aniversário em grande estilo com bolo, velinhas e parabéns.
Animada, ela brinca com todos ao seu lado, como se o tempo não tivesse passado.
Segundo Sandra Ludlow, gerente da Rowans Care Home, o Lar para Idosos, dona Eva é uma inspiração.
“Seu entusiasmo pela vida e perspectiva positiva são realmente notáveis. Adoramos ouvir sobre suas aventuras. Mesmo aos 101 anos, ela ainda é cheia de surpresas. Ela claramente teve uma vida bem vivida, cheia de amor, dedicação e uma busca incansável por suas paixões”, concluiu.