Myrian Rodrigues, de 16 anos, faz parte de um grupo seleto de alunos que integram o evento U.S. Space Camp, no Alabama. A brasileira e mais quatro do Brasil participarão de uma experiência científica espacial nos EUA.
No programa, os estudantes terão oportunidade de entrarem em uma simulação de voo espacial, experimentar a baixa gravidade e construir um foguete. Aluna do 2º ano do ensino médio da rede pública do Ceará, ela está feliz da vida.
“Vai ser muito bom pra eu aprender a me desafiar mais também”, afirmou Myrian, determinada a aproveitar todas as atividades nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (áreas cuja sigla em inglês é “STEM”).
Vitória e garra
Para ser selecionada para o evento espacial, a brasileira se dedicou muito às pesquisas e ao inglês. Ela participou de olimpíadas de matemática, ciências humanas e da natureza.
Aluna da Escola Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, no sertão do Ceará, Myrian disse que sempre foi focada nos estudos. “Desde o ensino fundamental, sempre fui envolvida em projetos, então já fui para o ensino médio com essa facilidade de me comunicar e estar disponível.”
O U.S.Space Camp é um projeto que oferece programas educacionais para crianças e jovens sobre temas, como exploração espacial, aviação e robótica.
Leia mais notícia boa
Space Camp
O evento espacial, no Alabama nos EUA, começa dia 26 e vai até 1º de novembro. Os alunos brasileiros e estrangeiros estarão acompanhados pelos monitores, que são os professores.
No caso de Myrian, ela planeja, no futuro, atuar na área de programação de jogos e design gráfico.
“Talvez com isso [o Space Camp] eu abra mais minha visão sobre o mundo e as oportunidades”, afirmou ela ao Diário do Nordeste.