O rei Charles e a rainha Camilla aderiram à campanha, assim como o príncipe William e a princesa Kate. E, em cinco dias, a vaquinha do Apelo Humanitário para Emergências de Desastres (DEC) para o Oriente Médio arrecadou em 5 dias US$ 20 milhões (mais de R$ 100 milhões) para as vítimas da guerra.
Celebridades, como os atores David Morrissey, Adjoa Andoh e Ruth Wilson, além da musicista Myleene Klass abraçaram a causa, também pedindo apoio e doação em campanhas em rádio e televisão.
As principais vítimas da guerra são crianças e mulheres que estão nos campos de refugiados. Há muitos feridos, gestantes às vésperas de dar à luz e idosos, que necessitam de cuidados especiais, fora os doentes e os mortos desses ataques insanos.
Artistas apoio total
O ator Adjoa Andoh disse que: “As instituições de caridade membros do DEC trabalham incansavelmente para dar suporte às pessoas com comida, abrigo, remédios e muito mais, mas elas precisam urgentemente do nosso apoio”.
David Morrissey acrescentou que: “Eles não podem esperar atender aos níveis chocantes de necessidade sem nossa ajuda. Eu pediria a qualquer um que pudesse, por favor, doar agora.”
Myleene Klass afirmou que: “Com nossas doações, as instituições de caridade associadas ao DEC podem fornecer comida e água com urgência, e dar suporte às parteiras para conduzir partos e exames domiciliares”.
Leia mais notícia boa
- Bandas israelense e palestina juntas pela paz
- 1.135 brasileiros e pets são repatriados de Israel na 1ª fase da operação
- Irmãs do Afeganistão superam guerra e machismo para disputar Olimpíadas; foram apedrejadas
Outros apoiadores
Os principais doadores são o governo da Escócia, por meio do Fundo Humanitário para Emergência, e do Reino Unido por intermédio do Aid Match.
A TNT Sports também abraçou a campanha da vaquinha, incluindo pedidos de doações entre as partidas da Premier League e da Liga dos Campeões, além de várias empresas britânicas, como o Co-operative Group, os Correios, Morrisons, NatWest e o Co-operative Bank, segundo UKF Funraising.
Também aderiram à campanha agências de varejo e online, a Transport for London (TFL), que mantém apelos nas estações de metrô de Londres.
Outras empresas
O Radiocentre que utiliza as emissoras de rádio comerciais, além da plataforma de podcast Acast, apoia o apelo em seu conteúdo.
O presidente-executivo do DEC, Saleh Saeed, falou da necessidade de ajuda a milhares de pessoas não só em Gaza, como no Líbano e região.
“É uma crise crise humanitária em grande escala, e os fundos deste apelo já estão fazendo a diferença para muitas pessoas que precisam de ajuda urgente”, disse ele ao DEC.