Vem aí o Enem dos professores, um concurso público unificado para todo país. A ideia do MEC é ajudar estados e municípios na seleção de profissionais para as escolas públicas.
Atualmente estados e municípios são autônomos para as seleções. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos Professores faz parte de uma série de ações para valorizar o magistério, sobretudo da educação básica.
Há, ainda, o “Pé-de-Meia das Licenciaturas”, que se destina a doar bolsas como apoio para estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.
O anúncio da novidade
O Ministério da Educação (MEC) prepara para este mês o anúncio dos detalhes sobre essas ações. Tanto o Enem dos Professores como também o Pé-de-Meia das Licenciaturas.
O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, disse que os estados e municípios terão suporte federal. “A ideia é que o ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível.”
Segundo o secretário executivo, essa demanda é antiga. “A seleção de professores é um gargalo nesse país hoje, nós temos um movimento crescente de professores temporários em estados e municípios”, disse o secretário.
Leia mais notícia boa
- Ranking mostra 10 países que pagam maiores salários para professores
- Vai fazer Enem dos concursos? Veja dicas importantes de especialistas
- Professora usa próprio corpo como escudo para proteger aluno do ataque de gangue
Livre escolha
Barchini ressaltou que os estados e municípios poderão definir se vão querer aderir ao Enem dos Professores.
“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso”, disse ele em entrevista coletiva, segundo a Agência Brasil.
Segundo o secretário, há orçamento assegurado para a realização de um concurso público unificado para professores em todo país.
“É algo que já está equacionado. Nós já temos recursos suficientes no Ministério para conseguir conduzir.”
Porém, sobre o “Pé-de-Meia para as Licenciaturas”, Barchini disse que o governo aguarda a disponibilidade orçamentária.