Um hospital inovou e arrumou uma forma diferente de combater a insegurança alimentar: abriu um horta no terraço com alimentos super frescos. Que ideia bacana!
O Boston Medical Center, localizado em Boston, Estados Unidos, já tinha uma primeira horta e agora abriu a segunda. Os alimentos são usados para alimentar os pacientes e profissionais da instituição. Tudo fica mais verde!
Além disso, parte da produção, que é colhida duas vezes por semana, vai para comunidades carentes locais e organizações sem fins lucrativos. As frutas e vegetais são plantadas em uma área de 456 m².
Primeira horta
A primeira horta, criada há algum tempo, é exclusiva para os pacientes e médicos. Tudo que é produzido vai para aqueles que estão internados e trabalham no local.
Além de comer comida fresquinha, os doentes também têm uma recuperação mais rápida. Xô comida industrializada!
Como a iniciativa deu super certo internamente, a empresa pensou na possibilidade de expandir.
Leia mais notícia boa
- Menino que teve braço reimplantado recebe alta do hospital; 1ª etapa vencida
- Johnny Depp se veste de Jack Sparrow e surpreende crianças em hospital
- Empresa hospitalar perdoa dívidas de 11.500 pacientes após reportagem
Ajudando a comunidade
Foi a partir daí que surgiu a segunda horta! Essa, mais focada em ajudar a comunidade externa.
O novo espaço saudável é especializado no cultivo de vegetais, como couve, rúcula e pimentas.
Todas as safras vão ser distribuídas para bancos de alimentos e centros comunitários locais. A missão do hospital é combater a insegurança alimentar, ao mesmo tempo que fornece alimentos frescos.
Sustentabilidade é o caminho
E não para por aí. As hortas também são super sustentáveis e cumprem o objetivo de ajudar o meio ambiente.
“Nossas fazendas no terraço aumentam o espaço verde em nossa comunidade, reduzem a pegada de carbono do hospital e fortalecem os sistemas alimentares locais em risco. Estamos orgulhosos de expandir a disponibilidade de alimentos frescos na comunidade local, ao mesmo tempo em que adicionamos mais caminhos para dar suporte a programas clínicos críticos, como o Preventive Food Pantry, em nosso hospital”, explicou David Maffeo, Diretor Sênior Serviços de Suporte da BMC.
O espaço verde vai reduzir o calor na comunidade e impactar o escoamento de águas pluviais.
As plantas vão coletar e reter a água da chuva e o horta consegue reduzir o desperdício de água por meio da irrigação direto na raiz.
Outro programa
O Boston Medical Center é um dos hospitais mais sustentáveis do mundo.
Em um outro projeto, a companhia trabalha com um supermercado local para criar rótulos de produtos que falem diretamente sobre os riscos de doenças.
Alimentos que podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, por exemplo, são indicados na embalagem como sendo melhorar para diabéticos.
Já aqueles que atuam para reduzir a pressão arterial, são rotulados como saudáveis para o coração.
Boston é uma cidade multicultural e para não deixar ninguém de fora, o hospital imprimiu os rótulos em vários idiomas, como vietnamita e criolou haitiano.