Simplesmente emocionante. Ela, Fernanda Montenegro, conseguiu o que parecia improvável: entrar para o Guinness Book por ter reunido o maior público para assistir a leitura da filosofia de Simone de Beauvoir. Ao receber o prêmio, mais uma vez, a artista emocionou o público com sua sensibilidade e resistência.
A atriz entrou para o Livro dos Recordes, aos 95 anos. A realização se deve ao espetáculo no estilo monólogo da apresentação de “A cerimônia do adeus”, para uma plateia de mais de 15 mil pessoas no Parque Ibirapuera, em São Paulo, em agosto.
Emocionadíssima, ao receber o certificado, Fernanda Montenegro fez um discurso lindo. “Milagres acontecem. Ter levado Simone de Beauvoir para 15 mil pessoas dentro do Ibirapuera… Isso acontece em mais algum lugar do mundo?”, questionou.
Emoção à flor da pele
Ciente do peso da idade, Fernanda Montenegro afirmou que esta foi uma homenagem, que certamente será única.
“Na minha vida, esse momento não vai se repetir. Então, por mais que eu agradeça, existe, sem dúvida nenhuma, a pontuação realizada de uma vocação”, afirmou.
Em seguida, a atriz agradeceu ao público, ao Banco Itaú, patrocinador do espetáculo, e a todos os apoiadores. “Divido em agradecimento, este prêmio, com todo o público que esteve presente neste grande encontro entre arte e educação”, escreveu ela na legenda.
Leia mais notícia boa
- Ainda Estou Aqui: Fernanda Torres e Selton Mello dão entrevista brilhante para tv dos EUA
- Vitória, filme com Fernanda Montenegro, tem trailer revelado; veja!
- Fernanda Montenegro completa 95 anos e ganha festa surpresa; vídeo
Teatro é vida
Atriz há mais de sete décadas, Fernanda Montenegro fez uma declaração de amor ao teatro e à cultura.
“A nossa cultura é o nosso país. A cultura teatral é o homem através dos milênios, em qualquer lugar do mundo, sempre tem a presença de alguém, passando para alguém a visão de uma vivência”, disse ela.
A artista prosseguiu: “Sempre haverá alguém no teatro que traz um texto, um contraste, uma variação do momento em que se vive, uma transcendência do momento que se vive, até o humor do momento em que se vive. Isso é no palco”.
A cerimônia do adeus
Em “A cerimônia do adeus”, espetáculo em alusão ao livro de mesmo nome, Simone de Beauvoir faz um relato sobre os dez últimos anos de vida de Jean-Paul Sartre – companheiro de vida e filosofia.
É uma compilação de textos baseada no diário pessoal da autora e em vários testemunhos. Simone fala sobre os problemas de saúde do companheiro Jean-Paul Sartre e de seus últimos trabalhos, num tom ao mesmo tempo distante e comovente.
Há também várias passagens que reproduzem entrevistas realizadas por Simone com Sartre em diferentes épocas.
Veja a emoção de Fernanda Montenegro agradecendo:
Ver essa foto no Instagram