A geração analógica, que nasceu no rock and roll e após o boom da MPB, chega aos 60+ com um perfil bem diferente dos seus pais e avós: com muita vitalidade, eles têm mostrado ao que vieram. Longe de pareceram com os idosos do passado, os novos 60+ somam mais de 32 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados de 2022 do IBGE.
A chamada Geração X, também conhecida como “Geração Coca-Cola”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), reúne homens e mulheres idosos. É que, nos países em desenvolvimento esta marca é atingida aos 60 anos e em países desenvolvidos, aos 65. O Só Notícia Boa listou uma série de características dessa turma a partir do que afirmam especialistas.
Eles dizem que essa geração dos 60+ tem características muito próprias e específicas, diferentemente das anteriores, eles não se sentem idosos, nem tampouco acreditam que “estão no fim da vida”. São pessoas que resistem ao envelhecimento, lutam pela qualidade de vida “jovem” e se adaptam à novidades tecnológicas.
Perfil dos 60+
Especialistas, ouvidos pelo Portal do Envelhecimento, listaram uma série de características da Geração X, além da forma como conduz a vida. Veja a seguir:
- Quem pertence à Geração X é conhecido por ser autossuficiente, por priorizar o trabalho com criatividade;
- Essas pessoas apreciam o dinheiro, mas menos status e buscam o reconhecimento pelo trabalho por intermédio da realização dos desejos materiais, pessoais seus e de seus filhos;
- Também valorizam muito seu tempo livre e buscam atividades que a relaxem e a conectem com seus amigos e família;
Leia mais notícia boa
- Vovó faz 80 anos e comemora dançando Abba na balada; vídeo
- Vovô de 90, parecido com o idoso do Up Altas Aventuras, ganha festa temática do filme
- Galãs sessentões malhados posam sem camisa e mostram que velho é o vovozinho
Estilo próprio de vida
Homens e mulheres, que nasceram nos anos de 1960, que estão próximos ou atingiram os 60+ também têm um estilo próprio de vida.
- São proativos e tentam soluções inovadoras para os desafios do seu trabalho;
- Lutam e seguem no combate pela própria autonomia e tomam decisões de forma assertiva;
- Valorizam a liberdade para escolher seus próprios caminhos e não se deixam influenciar facilmente pelas opiniões dos outros;
- Destacam a ética de trabalho desde jovens e acreditam que o esforço e a dedicação são essenciais para o sucesso;
- São responsáveis e comprometidos com seus projetos, realistas focam em resultados;
- Buscam soluções práticas e eficientes para os problemas do dia a dia e não se perdem em idealismos que não tenham propósito e objetivos claros;
Misto de sentimentos
Também os que pertencem à Geração X vivem um misto de emoções e experiências. São pessoas que integram o mundo da era pré-tecnologia avançada e agora vivem essas experiências. A adaptação é a palavra de ordem.
- Com anos de experiência profissional, possuem um vasto conhecimento em suas áreas de atuação e nas que o cercam, tornando-os bons generalistas;
- Compartilham conhecimentos com os colegas mais jovens e valorizam a troca de experiências;
- Analisam as situações por diferentes ângulos e não têm medo de questionar o status quo;
- Apreciam novas informações e perspectivas, estão em busca de aprimorar seus conhecimentos e projetar alternativas para sua vida profissional;
- Têm nostalgia pela época em que cresceram, com a música, os filmes e os hábitos daquela geração, no Brasil conhecida como a Geração Coca-Cola que viu o nascimento do rock nacional;
- Preocupam-se muito com o envelhecimento pessoal, observando aspectos físicos, fisiológicos, estruturais e financeiros;
- Observam a aposentadoria do INSS como um sonho ainda distante do imaginado.
Mudar conceitos
O estudo sobre o perfil dos 60+ ou da Geração X foi criado a partir de análises de especialistas e pesquisas também para ajudar na oferta de mercado para essas pessoas.
O Aging in Market, conceito desenvolvido em 2016 pela SeniorLab propõe ajustes e aperfeiçoamentos nas ferramentas de marketing, design e negócios.