Só Notícia Boa
Comercial
Sai perfil da geração X 60+; quem são os novos idosos cheios de vitalidade
17 de novembro de 2024
- Renata Dias
A Geração X, dos 60+, são os novos idosos, aqueles que não se sentem velhos e que têm certeza que há muito o que ser vivido. Também reúnem características bem singulares: a vitalidade é a palavra de ordem. - Foto: Freepik
A Geração X, dos 60+, são os novos idosos, aqueles que não se sentem velhos e que têm certeza que há muito o que ser vivido. Também reúnem características bem singulares: a vitalidade é a palavra de ordem. - Foto: Freepik

A geração analógica, que nasceu no rock and roll e após o boom da MPB, chega aos 60+ com um perfil bem diferente dos seus pais e avós: com muita vitalidade, eles têm mostrado ao que vieram. Longe de pareceram com os idosos do passado, os novos 60+ somam mais de 32 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados de 2022 do IBGE.

A chamada Geração X, também conhecida como “Geração Coca-Cola”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), reúne homens e mulheres idosos. É que, nos países em desenvolvimento esta marca é atingida aos 60 anos e em países desenvolvidos, aos 65. O Só Notícia Boa listou uma série de características dessa turma a partir do que afirmam especialistas.

Eles dizem que essa geração dos 60+ tem características muito próprias e específicas, diferentemente das anteriores, eles não se sentem idosos, nem tampouco acreditam que “estão no fim da vida”. São pessoas que resistem ao envelhecimento, lutam pela qualidade de vida “jovem” e se adaptam à novidades tecnológicas.

Comercial

Perfil dos 60+

Especialistas, ouvidos pelo Portal do Envelhecimento, listaram uma série de características da Geração X, além da forma como conduz a vida. Veja a seguir:

  • Quem pertence à Geração X é conhecido por ser autossuficiente, por priorizar o trabalho com criatividade;
  • Essas pessoas apreciam o dinheiro, mas menos status e buscam o reconhecimento pelo trabalho por intermédio da realização dos desejos materiais, pessoais seus e de seus filhos;
  • Também valorizam muito seu tempo livre e buscam atividades que a relaxem e a conectem com seus amigos e família;

Leia mais notícia boa

Estilo próprio de vida

Homens e mulheres, que nasceram nos anos de 1960, que estão próximos ou atingiram os 60+ também têm um estilo próprio de vida.

  • São proativos e tentam soluções inovadoras para os desafios do seu trabalho;
  • Lutam e seguem no combate pela própria autonomia e tomam decisões de forma assertiva;
  • Valorizam a liberdade para escolher seus próprios caminhos e não se deixam influenciar facilmente pelas opiniões dos outros;
  • Destacam a ética de trabalho desde jovens e acreditam que o esforço e a dedicação são essenciais para o sucesso;
  • São responsáveis e comprometidos com seus projetos, realistas focam em resultados;
  • Buscam soluções práticas e eficientes para os problemas do dia a dia e não se perdem em idealismos que não tenham propósito e objetivos claros;

Misto de sentimentos

Também os que pertencem à Geração X vivem um misto de emoções e experiências. São pessoas que integram o mundo da era pré-tecnologia avançada e agora vivem essas experiências. A adaptação é a palavra de ordem.

  • Com anos de experiência profissional, possuem um vasto conhecimento em suas áreas de atuação e nas que o cercam, tornando-os bons generalistas;
  • Compartilham conhecimentos com os colegas mais jovens e valorizam a troca de experiências;
  • Analisam as situações por diferentes ângulos e não têm medo de questionar o status quo;
  • Apreciam novas informações e perspectivas, estão em busca de aprimorar seus conhecimentos e projetar alternativas para sua vida profissional;
  • Têm nostalgia pela época em que cresceram, com a música, os filmes e os hábitos daquela geração, no Brasil conhecida como a Geração Coca-Cola que viu o nascimento do rock nacional;
  • Preocupam-se muito com o envelhecimento pessoal, observando aspectos físicos, fisiológicos, estruturais e financeiros;
  • Observam a aposentadoria do INSS como um sonho ainda distante do imaginado.

Mudar conceitos

O estudo sobre o perfil dos 60+ ou da Geração X foi criado a partir de análises de especialistas e pesquisas também para ajudar na oferta de mercado para essas pessoas.

O Aging in Market, conceito desenvolvido em 2016 pela SeniorLab propõe ajustes e aperfeiçoamentos nas ferramentas de marketing, design e negócios.

A Geração X, dos 60+, dos idosos atuais, é bem diferente dos pais e avós: gostam das novas tecnologias e querem viver a vida intensamente. Foto: Freepik
A Geração X, dos 60+, dos idosos atuais, é bem diferente dos pais e avós: gostam das novas tecnologias e querem viver a vida intensamente. Foto: Freepik
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial