O décimo terceiro está chegando. O benefício mais aguardado pelos trabalhadores com carteira assinada promete injetar na economia do país R$ 300 bilhões. Uma ótima oportunidade para colocar as contas em dia, limpar o nome, compra presentes, ou até mesmo realizar aquele sonho antigo.
Já decidiu como você vai usar o dinheiro? Uma educadora financeira listou várias dicas, porém, a mais importante, é se livrar das dívidas, segundo ela.
“Utilizar o 13° para zerar pendências financeiras é uma ótima oportunidade para começar o ano com o nome limpo e se reorganizar financeiramente”, disse Daiana Alves, da fintech Neon, em entrevista ao Valor Investe.
Quem tem direito?
O décimo terceiro começou a entrar na conta dos trabalhadores este mês. O prazo final para os empregadores depositarem a primeira parcela é até o dia 30.
O valor é de acordo com o tempo de trabalho na empresa durante este ano, ou proporcional à quantidade de meses trabalhados.
A primeira parcela do 13° vem limpa, sem qualquer tipo de desconto. Já a segunda parcela, paga até 20 de dezembro, chega com descontos de Imposto de Renda e INSS.
Leia mais notícia boa
- Décimo terceiro começa a ser pago este mês; calcule quanto vai receber
- Vovó dá dinheiro escondido para neta: Tenho Dezão, se você precisar tá aqui; vídeo
- Cliente volta e devolve dinheiro que feirante colocou na sacola sem querer; emocionante!
O que fazer com o dinheiro
A educadora financeira lembra que é importante usar o dinheiro de forma inteligente e equilibrada.
Veja as dicas abaixo!
- Quitar as dívidas: quitar as dívidas é a prioridade. Para Daiana, cada pessoa tem uma situação diferente que deve ser analisada, mas é preciso dar prioridade para zerar os débitos e não se endividar ainda mais.
- Poupar: após quitar as dívidas, lembre que ter uma reserva de emergência é importante para garantir uma segurança financeira. Assim, você evita imprevistos. Para a educadora financeira, o valor reservado deve ser de no mínimo 10%.
- Planejar as festas de fim de ano: ninguém quer passar Natal e Réveillon desanimado, não é? Veja os preços de presentes, itens de consumo e a decoração antes e não deixe para última hora, isso costuma encarecer. Busque sempre as promoções.
- Nada de impulsividade: em tempos de festas é normal cair na tentação de gastar tudo, mas não faça isso. Evite o gasto impulsivo e defina antes como você vai usar o dinheiro. Limite os gastos e invista realmente naquilo que é necessário para não se endividar lá na frente.
Importância do 13°
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE, o 13° vai injetar aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) no país.
Além de funcionar como um benefício extra, o valor contribui para movimentar a economia ao incentivar o consumo, principalmente próximo ao fim do ano.
Mas cada um decide se o dinheiro será usado para quitar contas, comprar presentes ou viajar.
Você vai fazer o que?