Família comemora 105 anos da idosa que criou 11 filhos pescando peixes em GO
Essa idosa tem 105 anos e sua vida é marcada por uma história de luta, superação e principalmente autenticidade. Com 11 filhos, ela criou uma grande família vivendo através da pesca de peixes.
Natural de Minas Gerais, Rosalina Rosa de Jesus se mudou para Goiás em busca de novas oportunidades. O alimento principal na mesa, em tempos de escassez, eram os peixes pescados no Rio das Almas (GO).
Apesar de todas as dificuldades, ela e o marido, um imigrante que veio da Itália, persistiram e o resultado é uma família repleta de netos e bisnetos. Agora, que completou 105 anos, a família se reuniu para comemorar a vida e as vitórias da matriarca.
Peixes do rio
Com muita história para contar, Rosalina segue cercada por muito amor e a certeza de que escreveu um lindo legado.
A jornada da família começa em Minas Gerais. Lá, onde a idosa nasceu, o cenário não era o melhor.
Goiânia, por outro lado, chamava a atenção. Falava-se, na época, que as oportunidades no estado eram boas e Dona Rosalina e o esposo decidiram se mudar.
A história da idosa é quase a história do Rio das Almas (GO). Foi a natureza, que em tempos de escassez, ajudou a criar as 11 crianças.
Leia mais notícia boa
- Idosa se emociona ao ver marido voltando para casa após internação; melhor surpresa
- Idosa de 69 anos começa a estudar e diz que vai fazer faculdade
- Estreia em março, Vitória, novo filme de Fernanda Montenegro, que conta história real de idosa que denunciou traficantes; veja o trailer
Vive com o filho
Após a perda do marido, Dona Rosalina passou a contar, ainda mais, com o apoio de familiares.
Hoje eles se revezam para cuidar dela. O caçula ainda vive com a mãe e está presente para tudo que ela precisa.
Além disso, ele é diácono na igreja e fica responsável por levar a Eucaristia para a mãe, que já ela não consegue mais frequentar o culto.
“Ela fica doente quando ele fala que precisa viajar a trabalho na igreja. Às vezes, ele tem que fazer alguma viagem e ela diz que está mal só para ele não ir”, contou Maria Margareth Borges, neta de Rosalina, em entrevista ao Mais Goiás.
Celebração em conjunto
A história de Rosalinda, que começou há mais de 10 décadas, cresceu bastante, junto com a família.
Cada aniversário dela é um momento especial. Dona Rosalina faz questão de todo mundo, principalmente porque esse é seu evento favorito.
Se a festa for surpresa, mesmo que ela já saiba, melhor ainda!
Olha a carinha dela: