Cães terapeutas estão levando conforto e bem estar para crianças internadas no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói, Rio de Janeiro. Eles ajudam até mesmo na recuperação.
Os quatro cachorrinhos, Bento, Luna, Nutella e Tyrion, fazem parte do projeto “Pelo Próximo”, uma iniciativa para reduzir o estresse da rotina no hospital e fortalecer os laços entre pacientes e os profissionais da instituição.
Durante a visita, a criançada pode fazer carinho na barriga dos bichinhos, receber lambeijos e trocar abraços. Para Tiago Machado, presidente da Comissão de Humanização do Huap-UFF e assistente social, o momento é muito importante para o acolhimento dos pacientes.
Criançada se diverte
E durante a terapia descontraída, a criançada se diverte. Os pacientes, e as famílias, interagem com os animais, que parecem estar adorando.
Ao redor, uma equipe do hospital observava tudo. Os laços estavam sendo fortalecidos e durante aquele momento, todas as complicações de uma internação longa eram esquecidas
Teve criança que nem queria deixar os bichinhos irem embora. Olha isso!
Leia mais notícia boa
- Filhotes abandonados crescem e viram cães policiais; bandidos que se cuidem!
- Cães rejeitados em abrigo viram amigos e agora são adotados juntos
- Meio milhão de cães salvos; Coreia do Sul vai proibir consumo de carne de cachorro até 2027
Terapia com cães
Os cães fazem mais do que provocar sorriso nas crianças, durante um momento tão delicado.
“Levamos os animais para, junto com os profissionais dos hospitais, proporcionar entretenimento aliado à saúde”, disse a coordenadora do projeto, Roberta Araújo.
Várias pesquisas científicas já mostraram como os animais podem ajudar na recuperação.
“A ida do animal ao ambiente hospitalar é para estimular o bem-estar e a socialização dos pacientes com a equipe”, completou.
“Pelo Próximo”
O projeto “Pelo Próximo” foi criado em 2013.
A iniciativa começou a partir de voluntários e uniu profissionais da saúde e animais treinados.
E Roberta tem planos de expandir ainda mais a terapia com animais em hospitais.
Já tem o nosso apoio, Roberta.