Todo mundo quer viver mais leve e tranquilo e, segundo a psicóloga Lizandra Arita, pessoas felizes tendem a seguir oito passos simples que podem te ajudar a melhorar no dia a dia. Veja todos eles abaixo!
Para a profissional da Clínica Mantelli, a felicidade não é uma coisa passageira, mas sim uma prática constante. É preciso exercitá-la todos os dias um pouquinho. Assim, vai ser bem mais fácil cultivar o crescimento pessoal e viver livre de preocupações!
“Quando focamos no positivo, mesmo que nas coisas mais simples, isso ajuda a mudar a perspectiva diante dos desafios, tornando-os mais leves e fáceis de lidar”, disse em entrevista ao Minha Vida.
Oito hábitos
É claro que tem dias que as coisas são mais difíceis, mas nesses momentos, é preciso respirar e saber enfrentar os desafios da melhor maneira possível. Veja as dicas da psicóloga:
- Gratidão diária: segundo Lizandra, pessoas felizes tendem a reconhecer e agradecer tanto pelas pequenas coisas, como as grandes coisas do dia. Comece listando três motivos pelos quais você se sente grato. Isso vai se tornar um diário de gratidão e te lembrar como há tanta coisa para agradecer!
- Medita ajudar: a meditação, ou a atenção plena, são práticas essenciais para a redução do estresse, explica Lizandra. “Meditar ou simplesmente respirar de maneira consciente traz clareza, diminui a ansiedade e melhora o foco.”
- Cuide do corpo: coloque o corpo para se mover. Exercícios físicos não só melhoram a sua saúde física, como liberam endorfinas, que promovem uma sensação de bem estar, felicidade e satisfação. “O corpo e a mente estão profundamente conectados”, disse a profissional.
- Estabelece metas: trabalhar com metas pode ser benefício e isso pode incluir várias coisas como ler um capítulo de um livro e aprender algo novo. As pequenas metas diárias são verdadeiros degraus para uma vida mais feliz e próspera.
- Pense positivo: para Lizandra, não é preciso ignorar os desafios da vida, mas foque nas soluções deles e não nos problemas. “O pensamento positivo não significa ignorar dificuldades, mas reprogramar a mente para enxergar as possibilidades.”
- Tenha momentos para si: em meio a correria do dia a dia, esquecemos de um tempinho para nós mesmos. Tente sempre separar um momento sozinho e de reflexão. “Ao passar um tempo sozinho, você pode fazer uma pausa para refletir sobre o que realmente importa e se reconectar com suas verdadeiras necessidades e objetivos.”
- Ajude os outros: ajudar os outros também te beneficia diretamente e isso já foi provado cientificamente. Faça trabalhos voluntários, que ajudam a criar uma sensação de propósito e pertencimento. Ajudar o outro, seja com um gesto simples ou com ações mais significativas, reforça a conexão e aumenta a nossa satisfação pessoal”, argumentou Lizandra.
- Menos digital: viver sem tecnologia hoje é praticamente impossível, mas a psicóloga recomenda se desconectar das telas de vez em quando. Com tempo sobrando, pratique caminhadas, leia, passe um tempo com a natureza e dê preferências às atividades ao ar livre. “Desconectar-se da tecnologia ajuda a recarregar as energias e a viver o momento presente.”
Leia mais notícia boa
- Brasileira que criou aplicativo da felicidade no trabalho, após trauma, fatura R$ 500 mil
- Homem mais feliz do mundo ensina: se liberte do ódio, orgulho e ciúme
- Idosa elegante arrasa em festa de 90 anos; canta e dança toda feliz; vídeo
O que não fazer
Se por um lado os oito hábitos acima vão te ajudar a viver uma vida mais feliz e tranquila, é bom ficar de olho nos hábitos que podem fazer justamente o contrário!
Se comparar constantemente com os outros, negligenciar o autocuidado e viver sempre as expectativas alheias, fazem muito mal. Se liberte disso!
Além disso, não encare os erros apenas como um fracasso, pelo contrário, veja neles motivo de aprendizado para ser cada vez melhor.
Por fim, não negue relações comunitárias e interpessoais. O ser humano é um ser social e viver próximo aos amigos e família é muito importante para o crescimento pessoal.