Os brasileiros são campeões no Taekwondo. O título tem gostinho especial porque é a conquista do bicampeonato por equipes da Copa do Mundo em Wuxi, na China. Participaram sete países.
O formato da competição previa série de três lutas para cada uma das sete seleções Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Jordânia, Rússia e Turquia.
China ficou em segundo lugar, seguida por Uzbequistão. O primeiro ouro do país na competição foi no ano passado, na Coreia do Sul.
Por times
O Brasil levou a melhor na estreia contra a Austrália, nas quartas de final, por 2 combates a 0.
O time nacional formado por Maria Clara Pacheco, bronze no individual, Milena Titoneli, Edival Pontes, Henrique Marques e Luiz Aquino venceu três jogos seguidos (Austrália, Coreia do Sul e China) para garantir o topo do pódio.
O Brasil encerra a participação na Copa do Mundo com duas medalhas. A primeira foi conquistada no último domingo (8) por Maria Clara Pacheco na categoria até 57 quilos.
Leia mais notícia boa
- Conheça Gabriel Bortoleto, novo campeão mundial da Fórmula 2; vai para F1 em 2025
- Rayssa Leal tira diferença na última manobra e se torna campeã em Tóquio
- Garoto com autismo entra para Jiu-Jitsu e se torna grande campeão de SC
Luta dura
Para chegar à decisão, Maria Clara enfrentou cinco adversárias e só perdeu para uma delas, a chinesa Zhang Chuling na semifinal, por 2 a 0.
Três outros brasileiros competiram em Wuxi. Bronze em Paris 2024, Edival Pontes, também conhecido pelo apelido de Netinho, se despediu na segunda luta da categoria 68 kg ao ser superado pelo sul-coreano Mun Jinho.
No individual masculino, nos 80 kg, Henrique Marques perdeu a estreia para o jordaniano Zaid Kareen, atual vice-campeão olímpico. Já no feminino, Milena Titoneli foi eliminada na estreia dos 67 kg ao perder para a australiana Rebecca Murray, conforme a Agência Brasil.