Mandou pix errado? Veja como reaver o dinheiro transferido
Se você mandou um Pix errado sem querer ou foi vítima de um golpe, não é preciso se desesperar porque o Banco Central disponibiliza um mecanismo para reaver o dinheiro transferido. Pode demorar um pouquinho até o retorno do valor, mas vai dar certo!
Em alguns casos, o Mecanismo Especial de Devolução (MED), está lá para isso. O MED pode ser adicionado em até 80 dias depois da operação e as instituições envolvidas fazem todos os trâmites necessários para que o dinheiro seja devolvido. Veja o passo a passo abaixo!
O Pix revolucionou os pagamentos no país com a agilidade e praticidade, mas na hora de fazer a transação é preciso ter atenção redobrada. Afinal, a transferência é instantânea e um erro pode levar o dinheiro para a conta que a não a desejada.
Fiz errado e agora?
Se você mandou um Pix para o destinatário errado, veja o que deve fazer:
- Entre em contato: se você tiver e-mail ou telefone como chave Pix, entre em contato com o recebedor. A ideia é tentar resolver amigavelmente, pedindo a devolução.
- Procure seu banco: caso não consiga localizar o recebedor, peça ajuda à instituição financeira. Ela pode intermediar o contato com o banco do destinatário.
- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O): se o valor não for devolvido, registrar um B.O pode ajudar. Reter valores que não são seus, pode ser configurado como crime de apropriação indébita.
Leia mais notícia boa
- Pix supera dinheiro e já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
- Pix por aproximação do Google é lançado para clientes da carteira digital; veja como funciona
- Pix por aproximação: veja como vai funcionar a novidade, a partir da semana que vem
O mecanismo de Devolução
Para casos de fraude, o Banco Central criou o MED.
Se você foi vítima de algum golpe, deve acionar seu banco, que vai investigar o caso junto ao banco do suposto golpista.
O valor fica bloqueado na conta enquanto os trâmites são analisados. Caso o golpe seja constatado, o valor é devolvido para a conta original em até 96 horas.
Todavia, se a fraude não for confirmada, o valor é liberado para o recebedor.
Como evitar erros
A prevenção é a melhor maneira de lidar com um Pix errado. Veja algumas dicas!
- Use QR Code: usar o QR Code sempre que possível é fundamental, assim você evita erros de digitação, uma vez que o recurso é automático.
- Revise os dados: antes de confirmar a transação, revise os dados do destinatário, principalmente o nome da conta.
- Cuidado com links: nunca faça um Pix a partir de links desconhecidos. Diversos endereços na internet oferecem a função, mas se você não conhece, não clique!
Com atenção redobrada, você evita dores de cabeça desnecessárias e fica livre de golpes!