Pets: 7 dicas para diminuir o medo do barulho dos fogos de artifício
Já sabe como vai proteger seus pets agora no fim de ano? Então veja 7 dicas de uma especialista nessa época de barulho de fogos de artifícios. Isso aumenta o nível de estresse, o medo e até a ansiedade dos bichinhos. Alguns chegam a fugir de casa sem rumo e correm risco de atropelamento durante a queima de fogos.
Mas tem como se antecipar para amenizar a situação e evitar o desespero deles. Cleuma Ferreira, veterinária especialista em nutrição animal, explica que essa situação pode trazer problemas de saúde a longo prazo, como distúrbios de comportamento e dificuldade de socialização.
“Tremores, ofegação, latidos excessivos e tentativas de fuga recorrentes podem estar associados aos cães, já os gatos podem apresentar vocalização intensa, arranhões e evacuação fora da caixa de areia. Se não for investigado, isso pode se estender para a vida cotidiana’’, alertou Cleuma.
7 dicas para acalmar seu pet durante as festas
- Mantenha o ambiente fechado;
- Evite deixar o animal sozinho;
- Crie um esconderijo ou espaço individual para o pet;
- Deixe brinquedos à disposição para distraí-lo;
- Diminua a comida durante o dia para que o pet se interesse por petiscos durante a noite;
- Use técnicas de dessensibilização, acostumando-o com barulhos gradativamente;
- Tenha um Kit de emergência com medicamentos necessários.
Leia mais notícia boa
- Natal com pets? Inclua seu animal de estimação nas celebrações
- Cachorro mais triste, que ficou 2 anos em abrigo, é adotado e terá Natal feliz
- Governo do DF proíbe fogos de artifício de alta intensidade. Agora é lei!
Proteja os ouvidos dos pets
Com uma audição extremamente desenvolvida, eles são capazes de ouvir a uma distância quatro vezes maior que nós. Por esse motivo você deve usar protetores auriculares ou até mesmo um algodão em seus ouvidos para bloquear o barulho em excesso.
Ressignifique os fogos
Quando não são treinados desde pequenos, os pets associam a queima de fogos ao perigo. Acostume seu bichinho de estimação desde pequeno combinando brincadeiras, comemorações e petiscos ao barulho, ele irá entender que é sinônimo de algo bom.
Identifique o pet sempre
Na hora do susto, o barulho dos fogos pode fazer com que eles corram e escapem pelo desespero. Coloque uma plaquinha com o nome dele na coleira, seu telefone para contato, até mesmo sua rede social, vai que você trocou de número mas não trocou a coleira.
A atenção é fundamental
Ficar de olho no seu pet é de extrema importância. Faça companhia pra ele durante um tempo se for possível. Converse com calma, porém, não tente contato físico com ele pois pode deixá-lo ainda mais inseguro.
Uma dica é ir acostumando os pets com barulhos altos. Utilize o seu celular para reproduzir barulhos diversos (como o de fogos de artifício explodindo).
Comece bem baixinho e sempre que colocar para tocar, faça festa com o pet. Vale dar carinho e até um petisco.