Médicos restauram visão de menino de 13 anos que sofreu acidente; já está em casa
Em Dubai, nos Emirados Árabes, os médicos conseguiram restaurar a visão de um menino, de 13 anos, durante uma cirurgia inédita. O garoto indiano ficou cego após ser atingido por uma bola de críquete – que chega a pesar 163 gramas e é feita de couro e cortiça. Horas depois da operação, ele retornou para casa.
A cirurgia foi realizada no renomado Aster Hospital Mankholl. A lesão, segundo os médicos, causou a ruptura da retina.
Para a cirurgia, foi utilizada uma técnica avançada com aplicação de laser. O procedimento durou cerca de 20 minutos apenas e, em seguida, foi orientado o uso de colírios anestésicos (anestesia tópica) para garantir o conforto da criança.
Aplicação do laser
O médico Gazala Hasan Mansuri, especialista em oftalmologia do Aster Hospital Mankhool, usou um laser verde e fez quatro aplicações ao redor da lesão. Assim, houve uma espécie de proteção às áreas de risco.
O procedimento foi tão rápido e bem-sucedido que o menino teve alta no mesmo dia.
A criança já retornou à Índia e segue em recuperação com cuidados prescritos pela equipe médica. Segundo os especialistas, o menino está com a visão totalmente restabelecida.
Leia mais notícia boa
- Nova terapia genética melhora visão de crianças doentes em 100 vezes
- Melatonina em forma de remédio melhora problemas de visão, diz pesquisa
- Idosa chora ao enxergar após 10 anos e diz que o médico é lindo; vídeo
Atendimento imediato
No Aster Hospital Mankhool informaram que o fato de a família do menino ter prestado socorro rápido contribuiu para a cirurgia ser bem-sucedida.
Porém, a lesão até o atendimento médico permaneceu por cerca de três horas, estendendo o risco e a ameaça de cegueira.
“O diagnóstico precoce e a intervenção imediata são essenciais ao lidar com condições como rupturas gigantes da retina. Neste caso, o tratamento a laser oportuno foi crucial para prevenir o descolamento da retina e salvar a visão da criança”, disse o médico ao The Brew News