PM se comunica em Libras com motorista surdo em blitz do bafômetro e encanta as redes
Que cena mais linda. O vídeo de um PM que se comunica em Libras com um motorista surdo, durante uma operação bafômetro, surpreende e encanta as redes sociais com tamanha inclusão e respeito.
A operação da Lei Seca foi em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Nem João, o motorista com deficiência auditiva, acreditou no que viu.
Assim que percebe a condição do homem, o policial Douglas, que também é intérprete de Libras, começa a usar as mãos para conversar e pedir para ele fazer o teste do bafômetro. O vídeo emocionante, gravado há dois meses, viralizou agora e arrancou elogios merecidos ao PM. Assista abaixo.
Como tudo aconteceu
Usando a Língua de Sinais, o policial militar Douglas pede para João apresentar o documento do veiculo e habilitação. Logo em seguida, o PM uma pergunta: “Você ingeriu alguma bebida com álcool?” João responde que não e aceita fazer o teste do bafômetro.
Então, o policial agradece e diz que aquela era a primeira vez que via uma pessoa surda em Caruaru. Ele pede para motorista soletrar o nome dele em Libras e João se apresenta.
Aí o PM também se apresenta como Douglas, soletrando seu nome na Língua de Sinais e os dois apresentam seu sinal individual.
Leia mais notícia boa
- Menino de 2 anos aprende Libras para conversar com a tia surda
- Alunos aprendem Libras e cantam Parabéns para coleguinha com Down; Assista
- Brasileira surda defende doutorado em Libras no Rio; Pioneira
Primeira vez
Espantado e feliz com a receptividade, João diz no vídeo que é a primeira vez que vê um policial que sabe Libras.
Ele conta que teve uma experiência nada agradável com um outro policial: “No passado um policial mandou eu encostar, ficou falando e eu disse a ele que era surdo. Ele veio com uma lanterna e ficou [com ela] no [meu] rosto, encandeando meu rosto, e eu não entendia nada.” disse João.
E completou: “Primeira vez que vejo um policial que sabe libras… É difícil um policial que saiba Libras. Graças a Deus que tem você: agradeceu João durante a abordagem.
Repercussão
De fato, a forma que esse policial conduziu tudo foi incrível. O momento foi marcado por um diálogo respeitoso esclarecedor, e acima de tudo uma atitude humana. Com certeza merece todos os aplausos do mundo.
Esse é o Douglas @douglas_interprete, que além de Policial Militar é intérprete de libras e mágico.
Isso nos mostra que a capacitação da segurança pública em Libras deve ser uma estratégia necessária para a inclusão social no país. No Instagram, a atitude do PM foi muito elogiada:
“Inclusão! Todos nós deveríamos aprender Libras desde a infância, na escola”, comentou um seguidor.
“Deveria ser obrigatório o servidor público saber o básico de libras”, alertou outro.
“Sou médica e aprendi o básico pra conseguir me comunicar no consultório na emergência (sei me apresentar e perguntar sobre sintomas básicos), mas sempre que atendo um paciente surdo eu confesso que fico constrangida por não saber mais do que tão pouco que sei (fiz uma eletiva na faculdade)… Saber Libras deveria ser obrigatório na grade curricular das escolas e universidades! Preciso aprender mais…”; disse outra seguidora.
“Lindo demais. parabéns a esse policial”, digitou outro.
Projeto de lei
Em Brasília essa inclusão já se tornou realidade. Viaturas da PMDF agora oferecem atendimentos em Libras para pessoas com deficiência auditiva.
Essa inovação permite que surdos possam se comunicar através de um sistema que utiliza QR Code, que se conecta com uma central de atendimento de intérpretes em tempo real.
Essa deveria ser a realidade de todos os estados brasileiros mas, enquanto isso não acontece, a gente agradece a empatia deste PM de Caruaru, que não teve o nome divulgado, mas merece todos os méritos!
Viva a inclusão!
Assista ao vídeo do PM conversando em Libras com o motorista surdo:
Ver essa foto no Instagram