Menino de 2 anos é o mais jovem curado do câncer, após tratamento experimental
O menino George, de 2 anos, está curado de um tipo raríssimo de câncer e se tornou o paciente mais jovem do mundo a receber com sucesso um tratamento inovador e experimental feito no Reino Unido.
Em junho de 2023, depois de uma série de exames, um diagnóstico devastador atingiu a família do pequeno. Jonathan e Rachael Constantine, pais da criança, não acreditaram que o filho tinha rabdomiossarcoma, um câncer raro nos tecidos moles do fígado e dos ductos biliares.
Depois da quimioterapia, os resultados foram poucos animadores. A esperança veio em um tratamento experimental chamado nanoknife, que utiliza correntes elétricas para destruir as células cancerígenas. Deu certo e hoje o garotinho, de Londres, está ótimo!
Predisposição ao câncer
Depois do diagnóstico, a família começou a investigar e descobriu que George possuía duas condições genéticas raras: a Síndrome de Silver Russell e a Síndrome de Aneuploidia Variegada em Mosaico (MVA).
Juntas, as duas aumentavam a predisposição ao câncer. Desde então, os pais começaram a ouvir especialistas nacionais e internacionais, para encontrar a melhor opção de tratamento.
Após três sessões de quimioterapia, e com resultados nada agradáveis, a família arriscou pela terapia experimental.
Leia mais notícia boa
- Junção de terapias, para câncer de ovário metastático, reduz tumores
- Ana Maria Braga anuncia remissão do câncer; vitória da guerreira
- Rússia anuncia lançamento de duas vacinas promissoras contra o câncer em 2025
Nova terapia
Assim, conheceram a nanoknife, uma terapia nova e que tem feito bastante sucesso no Reino Unido, especialmente no King’s College Hospital.
O método utiliza correntes elétricas e ataca diretamente as células cancerígenas para remover o tumor com mais precisão.
George se tornou o paciente mais jovem do mundo a passar pelo procedimento, e, diferente da quimio, os resultados foram incríveis!
A cura veio
Muito emocionado, o pai do pequeno comemorou o sucesso do procedimento.
“Os cirurgiões conseguiram remover todo o tumor e tiveram margens claras ao redor da seção removida do fígado. Esta era a notícia pela qual esperávamos e orávamos”, disse.
Agora, depois de 18 meses de luta, George está livre do câncer, tocou o sino e já voltou a frequentar a creche. Só alegria!
Pesquisas futuras
A solidariedade também inspirou a batalha de George. Durante o tratamento da criança, a família e amigos criaram o “Team George”, um grupo de ajuda para os dias difíceis.
O “Team George” correu maratonas, corridas, jogou rugby, remoto no Atlântico, participou de golfe e saltou de paraquedas, tudo para arrecadar fundos para pesquisas futuras.
Além de familiares e amigos, o vencedor também teve apoio de celebridades, incluindo o famoso chef Gordon Ramsay.
Georg também ganhou o prêmio Star Award da Cancer Research UK for Children & Young People.
A premiação é em homenagem aos pequenos que lutaram contra a doença bravamente.