Pix parcelado vai “acabar” com cartão de crédito nas compras online
Ele vai vir com tudo! Um novo estudo mostra que o Pix parcelado vai diminuir, e muito, as compras com o cartão de crédito. Para os consumidores e lojistas, ele tem uma grande vantagem: elimina as tarifas cobradas pelas bandeiras dos cartões. Assim, a transação acaba ficando mais barata.
Pesquisa da consultoria Oliver Wyman aponta que o pagamento de compras com cartão de crédito deve cair dos atuais 40%, para aproximadamente 27% daqui a 2 anos. Em contrapartida, negócios com o Pix devem subir de 30% para 50% no período.
Mas o que é Pix parcelado? Também conhecido como Pix garantido, é uma forma de pagamento que permite dividir o valor de uma compra ou transferência em parcelas, sem que o total seja descontado da conta de maneira imediata.
O fim do cartão?
Segundo a Oliver Wyman, sim, o Pix parcelado vai colocar fim à hegemonia dos cartões de crédito como o principal meio de pagamento para compras online.
A previsão da queda está ligada diretamente ao Pix parcelado, que vai abocanhar a fatia das transações online com os cartões.
Hoje, aproximadamente 40% dos pagamentos online são feitos no cartão. Em 2027, a empresa estima que o número caia para 27%.
Leia mais notícia boa
- Mandou pix errado? Veja como reaver o dinheiro transferido
- Pix supera dinheiro e já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
- Pix por aproximação do Google é lançado para clientes da carteira digital; veja como funciona
Quando começa o Pix parcelado
Atualmente, o Pix com parcelamento pode ser utilizado por clientes do Bradesco, Itaú, Santander, Mercado Pago, Digio (banco digital do Bradesco), PicPay e Nubank.
Mas ainda não tem previsão de lançamento oficial pelo Banco Central brasileiro.
É que o sistema ainda está sendo testado por bancos e financeiras como uma nova alternativa para que os clientes façam suas compras.
Mudança no varejo
O estudo também destaca uma mudança no varejo on-line.
Segundo a consultora, a tendência é de um aumento no social commerce. O social commerce é o comércio feito a partir das redes sociais.
Outra tendência de alta é o da omnicanalidade, ou seja, a integração entre canais físicos e digitais de vendas.